Partilhar

Barcelona, 23/02/2016. – A Accenture (NYSE:ACN) e a SEAT desenvolveram um Proof of Concept que explora os novos serviços disponibilizados pela plataforma Internet of Things (IoT) na ligação dos clientes através do veículo. Foi apresentado pela Accenture no Mobile World Congress em Barcelona. A solução inclui três suportes: conectividade carro-casa, alertas do status do carro e monitorização do comportamento do condutor. A SEAT está atualmente a investigar as soluções possíveis de conectividade com o automóvel de forma a definir qual a mais adequada.

A monitorização do status da viatura permite aos utilizadores da app SEAT reproduzirem o painel de instrumentos no seu telemóvel, a partir de qualquer lugar, permitindo assim, a visualização de informações como o combustível e níveis do óleo, tanto quando o carro está em viagem ou estacionado.

A app SEAT permite que avisos e alertas sejam enviados para os aparelhos móveis, chamando a atenção para potenciais problemas no motor ou em peças. Será apresentada informação relevante do manual eletrónico do carro juntamente com a mensagem de erro, e a assistência em viagem também foi integrada no desenvolvimento da app. Em caso de avaria, os detalhes e a natureza de qualquer problema das peças, bem como a localização atual do veículo, serão partilhados com a empresa definida para o auxílio.

 

A app SEAT foi desenvolvida para receber as mensagens dos Concessionários notificando os utilizadores por exemplo, da necessidade de substituição de uma peça ou lembrando que está na altura de efetuar a revisão. A app irá apresentar custos e ofertas de cada Concessionário, e também permitir a integração com as aplicações de calendário de forma a agendar diretamente uma marcação.

A tecnologia também permite ao condutor gerir o seu comportamento. Ele aplica um algoritmo adaptativo de forma a organizar os padrões do histórico de condução para aconselhar o condutor com as melhores técnicas de condução, mostrando dicas e recomendações para melhorar a performance do carro, como conduzir de forma mais ecológica e até mesmo como economizar reduzindo o consumo de combustível e as visitas surpresa à oficina.

A solução carro-casa neste aplicativo utiliza a conectividade móvel permitindo que os condutores SEAT controlem remotamente os dispositivos domésticos e aos eletrodomésticos conectados. Ao integrar a geolocalização na app do telemóvel, permite que por exemplo, a temperatura do carro seja automaticamente replicada em casa assim que o carro se aproxima da morada. Esta app também permite a regulação remota do termostato que controla o aquecimento central a partir do painel de funções do veículo. Outros aparelhos que podem ser controlados de forma similar são os dispositivos portáteis, luzes de casa e câmaras de segurança.

"A MY SEAT App representa o próximo passo para nos posicionarmos no ecosistema da conectividade automóvel,” disse Pablo Barrios, Diretor de Marketing Digital e CRM da SEAT. “Com esta nova app iremos conseguir ter um diálogo permanente, personalizado e relevante com os clientes enquanto trazemos muitos benefícios para tanto a SEAT como para os próprios clientes".

Esta primeira versão da nova MY SEAT App é construída em cima da Accenture Connected Platforms como um serviço, a Accenture abriu e aumentou a plataforma de arquitetura global IoT, que neste projeto foi extensivamente otimizada, para a Microsoft Azure IoT Suite. Esta abordagem permitiu à SEAT e à Accenture rapidamente passarem da ideia para a criação e desenvolvimento de um modelo IoT específico da indústria.

“Fazer experiências com as soluções disponibilizadas pela Internet of Things (IoT) desta forma é vital para identificar onde pode ser gerado valor num negócio,comentou Joan Cavallé, Diretor da área Automóvel da Accenture.  “Neste projeto com a SEAT, fomos capazes de rapidamente desenvolver uma solução específica para a área o que prova o potencial da IoT no ecossistema de conetividade automóvel. O facto de também interagir com o ecossistema de conectividade do lar e os aparelhos móveis é um indicador do futuro e como o “mundo conectado” irá ser em poucos anos.”

A Accenture trabalhou com a SEAT no início do ano para ajudar na criação de uma estratégia de conectividade automóvel para os carros SEAT.