Munique/Martorell, 08/09/2016. - O Vice-presidente de Produção da SEAT, Dr. Andreas Tostmann, teve o reconhecimento da prestigiada publicação Automotive News Europe com o prémio Eurostars na categoria Manufacturing Executive, um louvor à sua trajetória profissional como destacado responsável entre os líderes da indústria automóvel europeia, no âmbito da excelência na gestão de produção.



O Dr. Tostmann, atual Vice-presidente de Produção da SEAT desde 2011 e responsável pelas três fábricas da empresa em Espanha - SEAT Martorell, SEAT Barcelona y SEAT Componentes-, ocupou diferentes posições a nível internacional no Grupo Volkswagen, tendo sido premiado em reconhecimento à sua gestão e aos resultados obtidos na área da produção.

Perante a notícia, manifestou o seu “agradecimento e satisfação perante um reconhecimento fruto do trabalho de toda uma equipa que tornou possível aumentar em 60% a produção na fábrica SEAT de Martorell nos últimos seis anos, melhorando de forma contínua a eficiência dos processos e a qualidade dos veículos. O nosso objetivo é continuar o trabalho e continuar a melhorar os índices de qualidade e de produtividade, bem como de eficiência no campo do meio ambiente”, acrescentou o Vice-presidente de Produção da SEAT, Andreas Tostmann.

Durante a sua liderança, a fábrica SEAT de Martorell recebeu os prémios Lean Award 2013 e o Lean & Green Management em 2015, títulos atribuídos em reconhecimento da fábrica mais eficiente da indústria automóvel europeia e com uma gestão de excelência, respetivamente. Em complemento, este ano a fábrica da SEAT Componentes também recebeu o galardão Industrial Excellence Award España. A empresa investiu no último ano mais de 17 milhões de euros na melhoria do seu desempenho ambiental, tendo implementado o plano Ecomotive Factory, orientado para a otimização dos recursos da marca.

A fábrica SEAT em Martorell lidera os volumes de produção em Espanha. Em 2015 a SEAT registou o maior volume de produção desde 2001, com um crescimento de 7,8% e encerrando o ano com um total de 477.077 veículos fabricados. Nesta unidade fabricam-se os modelos SEAT Ibiza e Leon, e ainda o Audi Q3, o único modelo Premium fabricado em Espanha.



Carreira profissional de Andreas Tostmann

Doutorado em Engenharia, Andreas Tostmann entrou na Volkswagen em 1990, para a área de Planificação de Produto do Grupo. A partir de 1994, assumiu a chefia da área de Planificação de Sistemas de Transmissão da Volkswagen no México e, em 1995, a direção técnica de Projetos e a direção de Projetos de Sistemas de Transmissão do Grupo Volkswagen. Em 1998, o Dr. Tostmann foi nomeado diretor de Produção da fábrica Volkswagen em Salzgitter (Alemanha) e, três anos mais tarde, assumiu a direção desta fábrica. Em 2004, mudou-se para a África do Sul como diretor da Volkswagen nesse país, cargo que ocupou até 2007, ano em que foi nomeado presidente do Comité Executivo da Volkswagen na Eslováquia, assumindo também a responsabilidade pela área de Produção. Em dezembro de 2011 foi nomeado Vice-presidente de Produção da SEAT.