pt:Company:News & Events:Company:SEAT From the Sky 2020.18.3.0 PT/PT

A cidade dos carros pela perspetiva de um pássaro

Dizem que de cima se pode ver tudo com maior perspetiva. Com os pés no chão, sabemos que a SEAT é a única empresa que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis em Espanha, mas o que se vê do céu? A 600 metros de altura, sobrevoamos a SEAT para descobrir uma cidade pelos olhos de pássaro.

O epicentro

A fábrica da SEAT em Martorell, a 30 quilómetros de Barcelona, é o epicentro da atividade industrial da empresa. Ocupa mais de 2.800.000 m2, uma área maior do que o Principado do Mónaco equivalente a 400 campos de futebol, dos quais 260.000 são áreas verdes. Quase 13.000 profissionais trabalham nas suas várias instalações, em vários turnos, pelo que o local pode ser considerado uma autêntica cidade, com os seus habitantes, sistemas de transporte e até um centro de saúde próprio.

Indústria 4.0

A fábrica em Martorell é o epicentro da atividade industrial da companhia

Pioneira nesta área, a marca tem implementado projetos inovadores nas suas instalações, como o 'Protocolo Drone', o uso piloto de uma frota de drones para o fornecimento de peças, sendo a primeira fábrica espanhola a adotar este sistema. Para o Vice-Presidente de Produção e Logística, Dr. Christian Vollmer, este é "o primeiro passo para transformar a cadeia de abastecimento na indústria automóvel". Acrescenta que a iniciativa "vai revolucionar a logística porque, por exemplo, no caso da SEAT, reduzirá o tempo de abastecimento em 80%". A marca aposta ainda na utilização de veículos de orientação automática (AGVs) para automatizar o transporte dentro e fora das oficinas.

SEAT al sol

Do ar há algo que se destaca especialmente nesta grande cidade. Existem 53.000 painéis solares instalados nos telhados das oficinas e nos parques da fábrica. É a maior fábrica de chapas fotovoltaicas da indústria automóvel na Europa, e uma das maiores a nível mundial, enquadrada no projeto "SEAT al sol" para contribuir para a poupança de energia e sustentabilidade. No total, esta iniciativa gera 17,3 milhões de kWh por ano. 

O motor do futuro

Para além do trabalho produtivo, a SEAT contribui para a inovação com o seu hub tecnológico, o Centro Técnico e o seu Centro de Design, o que faz da empresa o primeiro investidor industrial em Espanha em I&D. Nos seus 200.000 m2, equivalentes a 28 campos de futebol, é onde mais de 1.137 colaboradores altamente qualificados de todo o mundo iluminam as ideias que no futuro se tornarão designs e produtos da marca. Entre as inovações técnicas utilizadas estão a simulação e a realidade virtual, que ajudaram a encurtar os tempos de desenvolvimento automóvel mais modernos e fiáveis.

Uma cidade com a sua própria linha de comboio

A cidade dos carros pela perspetiva de um pássaro

Para a produção do grande volume de automóveis que são exportados de Martorell, até 397.835 em 2019, para além das rotas terrestres e marítimas, para a SEAT a ferrovia é uma peça de distribuição essencial. A marca tem o Autometro, duas linhas de comboio de 40 quilómetros que ligam a fábrica de Martorell à infraestrutura portuária de forma exclusiva. Por esta via férrea, os veículos são transportados diretamente para o porto de Barcelona, aumentando a eficiência e a rapidez das entregas internacionais. Além disso, estas linhas ajudam a reduzir as viagens de camiões em cerca de 25.000 viagens por ano e impedem a emissão de 1.000 toneladas de CO2 por ano.

A casa da tribo CUPRA

Mesmo ao lado da sede da SEAT está um edifício eco-eficiente de 2.400 m2 que se assemelha a um paddock de corrida. Esta é a CUPRA Garage, a nova sede da marca, que permitiu que a força de trabalho aumentasse para 200 colaboradores. Em 2019, a CUPRA foi consolidada com um crescimento de 71,8% e perto de 24.700 automóveis vendidos.

A saúde em primeiro lugar

Para a SEAT, a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores são uma prioridade. Por esta razão, o pioneiro Centro de Saúde e Reabilitação (CARS) da fábrica de Martorell realiza medicina preventiva, de assistência e de reabilitação que oferece serviços personalizados aos trabalhadores, com uma Comissão Científica de Empresa Saudável que investiga a saúde, o bem-estar e o trabalho e espalha hábitos saudáveis entre os colaboradores. No total, em 2019, foram realizadas 82.825 atividades de saúde na CARS. As instalações, de 1.300 m2, dispõem de um laboratório biomecânico para examinar as características músculo-esqueléticas do pessoal e dispõem de equipas médicas especializadas. Xavier Ros, vice-presidente de Recursos Humanos da SEAT, diz que a CARS oferece aos trabalhadores "a facilidade de serem tratados na mesma empresa, sem tempos de espera e com serviços de elevada qualidade". Por isso, "este centro pioneiro tornou-se uma verdadeira referência do serviço médico corporativo e a boa receção que tem entre os trabalhadores mostra-nos que valorizam o forte compromisso da SEAT com a saúde", conclui Xavier Ros. Neste sentido, a CARS ganhou a acreditação da SEAT como uma empresa saudável. Além disso, a SEAT e a Volkswagen Financial Services chegaram a acordo para o lançamento da CARS Madrid, um espaço de medicina avançada com serviços de saúde especializados, destinado aos cerca de 1.350 trabalhadores do Grupo Volkswagen em Madrid.

Além disso, o compromisso da SEAT com a saúde voltou a ser demonstrado no início de 2020. A empresa adaptou a linha de subchassis do novo SEAT Leon para fabricar ventiladores de emergência automatizados para combater a crise de saúde COVID-19, tendo sido a primeira empresa em Espanha a realizar testes de PCR nos seus 15.000 colaboradores.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter