De Moscovo a Vladivostok. Uma distância de mais de 9.000 quilómetros percorridos pelo lendário comboio Transiberiano. A mesma distância que, as mais de duas milhões de unidades do SEAT Leon, vendidas até à data, iriam percorrer, se colocadas numa linha reta. Com a quarta geração prestes a ser lançada, olhamos para a evolução de um dos principais pilares da empresa.
O lançamento de um modelo e de uma marca
O Leon não só ultrapassou os dois milhões de vendas, como o fez com um crescimento constante ao longo das suas três gerações. A atual (iniciada em 2012 e ainda no mercado) supera um milhão de unidades vendidas. Ou seja, quase o dobro do primeiro (nascido em 1999 e com 534.797 veículos), e um terço mais do que o segundo (que arrancou em 2005 e vendeu 675.915 automóveis).
Novos mercados e a expansão da gama, com uma versão familiar e as suas diversas variantes, como o Leon X-Perience, são fundamentais para explicar a aceleração do compacto espanhol. Este impulso é semelhante ao vivido pela SEAT, que aumentou as suas vendas em 60% desde 2010.
De Martorell para o mundo
A primeira geração do Leon chegou a 43 mercados, em comparação com os 48 que o atual conquistou. Argélia, Ucrânia e Azerbaijão são alguns dos países que foram incorporados. Como curiosidade, Nova Zelândia é o destino mais longe para o Leon, onde este modelo começou a ser vendido em 2017.
Esta diversificação internacional impulsionou as exportações da SEAT, que já ultrapassam 80% da sua produção, uma percentagem muito semelhante à do Leon. Os números dos principais mercados da empresa ilustram essa globalização. Na primeira geração, Espanha representou 38% das vendas compactas. Hoje, esse valor caiu para 20%.
O oposto é o caso da Alemanha, cuja participação nas vendas totais deste modelo aumentou de 13% das vendas da primeira geração para 24% das vendas atuais. Outro exemplo de expansão internacional tem sido o Reino Unido, onde a geração atual vendeu mais do dobro de unidades do que a primeira (132.684 carros até agosto de 2019 contra 50.740).
Created in Barcelona
As três gerações do compacto SEAT foram concebidas, desenvolvidas e produzidas nas instalações da SEAT em Martorell (Barcelona). O italiano Giorgetto Giugiaro desenhou o primeiro, Walter da Silva o segundo e Alejandro Mesonero-Romanos o terceiro. O criador espanhol também foi responsável por dar vida à quarta geração do modelo.
O mais poderoso
No seu 20º aniversário acumula mais de dois milhões de unidades vendidas desde 1999
O dinamismo sempre foi um valor da SEAT, e especificamente do Leon. O carro da série com o maior motor da marca é atualmente o SEAT Leon Cupra R, que desenvolve 310CV. Já no momento do seu lançamento em 1999, o SEAT Leon tornou-se o modelo mais potente da história da empresa, com um motor de 180CV, caixa com 6 velocidades e tração às 4 rodas.
História da competição
O SEAT Leon venceu o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, sendo a primeira vez que uma marca se impôs com motores diesel.
Registo nos circuitos
Um SEAT Leon Cupra conduzido por Jordi Gené bateu o recorde de velocidade com a roda da frente no circuito alemão de Nürburgring em 2014, parando o relógio às 07:58. Um ano depois, o Leon ST CUPRA também se tornou o carro familiar mais rápido desta mítica pista, com um tempo de 7:58:12.