As distrações, o excesso de velocidade ou o cansaço são algumas das principais causas de acidentes ao volante. Segundo Esteban Alcántara, engenheiro de Segurança Ativa da SEAT, “os novos sistemas de ajuda à condução são especialmente úteis nestes casos.” Coincidindo com a apresentação mundial do SEAT Tarraco, este especialista revelou como funcionam os novos sistemas de segurança, o Pre-crash e o Rollover Assist, e antecipa as tendências de futuro.

Pre-Crash

Reação em 0,2 segundos: subviragem, sobreviragem ou travagens bruscas são algumas das situações que ativam o assistente de pré-colisão do SEAT Tarraco. O veículo deteta automaticamente se está na eminência de ter um acidente, sendo capaz de reagir em 200 milissegundos. Em função da situação, aperta os cintos de segurança, ativa os sinais intermitentes, sobe os vidros e fecha o teto panorâmico, evitando assim que qualquer extremidade do corpo possa sair do habitáculo.

Os sistemas de Segurança Ativa permitem reduzir consequências

“Os sistemas de Segurança Ativa representam um papel cada vez mais importante na proteção tanto dos ocupantes como do veículo ou dos restantes utilizadores da via. Em alguns casos pode evitar acidentes e, inclusive, reduzir as suas consequências quando ocorrem”, garante Esteban.

Um exemplo disso é o novo Rollover Assist integrado no SEAT Tarraco e que se ativa na eventualidade de capotamento. Neste caso, o veículo realiza uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, liga os sinais intermitentes e muda a ventilação, entre outras funções.

SEAT Tarraco SUV segurança

Sensores e unidades de comando sempre em alerta

A tecnologia eletrónica que está por trás dos sistemas de segurança representa “uma grande revolução” no desenvolvimento dos modelos SEAT. “As inovações em matéria de segurança avançam em passos gigantes, como comprova a integração dos sensores e unidades de comando ‘inteligentes’. Graças a eles, o automóvel é capaz de identificar possíveis causas de acidentes e reagir de forma a evitá-los. A forma de avisar o condutor é outra revolução: aos avisos luminosos, somam-se agora sinais acústicos, assistentes de voz, vibração no volante e até a correção da direção ou a travagem autónoma, tudo sem intervenção humana.

Objetivo dos sistemas de segurança ativa: Zero Acidentes

Segundo Esteban Alcántara, “o carro do futuro será a soma de muitos sistemas de assistência. O papel do atual condutor passará ao de mero ocupante do veículo, pelo que os sistemas de segurança deverão adaptar-se a esta situação e também ao habitáculo”. Os veículos estarão conectados entre si, contribuindo para o objetivo “zero acidentes no qual já estamos a trabalhar”.