pt:Company:News & Events:Cars:SEAT expands fleet 2020.0.1.0 PT/PT

SEAT aumenta a frota de duotrailers e gigatrailers

A SEAT ampliou as rotas de fornecedores que transportam mercadorias através de duotrailers e gigatrailers, os dois camiões de maior capacidade e comprimento que circulam nas estradas europeias. Atualmente, a empresa automóvel possui duas rotas de duotrailer que ligam a fábrica de Martorell à Teknia (Azuqueca de Henares, Madrid) para o abastecimento de peças de acabamento interior, e ao Global Laser da Ribera Baja (Álava), que trata de peças de metal e que teve início há algumas semanas. Além disso, a SEAT também tem dois gigatrailers em circulação que ligam Martorell à fábrica da Gestamp, em Orcoyen (Navarra), para o transporte de material de carroçaria e um para componentes da KWD, também em Orcoyen.

SEAT foi pioneira em Espanha na circulação de duotrailers e gigatrailers

A SEAT usou o duotrailer pela primeira vez em 2018 na fase experimental e, dois anos antes, lançou o primeiro gigatrailer, também na fase de testes. A empresa foi pioneira no uso de ambos os camiões em Espanha pelo seu firme compromisso com a mobilidade sustentável para o transporte rodoviário. Em breve, planeia abrir novas rotas com os dois pesados para impulsionar o uso desse tipo de transporte.

Dr. Christian Vollmer, vice-presidente de Produção e Logística da SEAT, afirmou que “o compromisso da SEAT com a sustentabilidade e a eficiência logística faz parte do nosso objetivo em reduzir o impacto da produção para zero. O uso do duotrailer e do gigatrailer no transporte de mercadorias permite reduzir as emissões de CO2 em 30%, bem como o número de camiões na estrada”.

Comprometidos com a logística sustentável

Estes novos camiões permitem reduzir até 30% as emissões de CO2 e 25% de custos logísticos

O duotrailer tem dois reboques de 13,60 metros acionados por uma cabine e um comprimento total de 31,70 metros, com capacidade máxima de 70 toneladas. Projetado para circular em vias rápidas, o duotrailer permite reduzir o número de camiões que transitam em estradas convencionais, onde se registam as maiores taxas de sinistralidade, e economizar 25% nos custos de logística. Neste sentido, se compararmos o espaço ocupado por seis camiões comuns face a seis duotrailers, estaremos a reduzir o espaço rodoviário em 36,5%. A SEAT também está a testar novos camiões de 520 cv e 9 eixos, que irão reduzir as emissões em 30%, em comparação com os atuais 20%.

O gigatrailer, o “pequeno irmão” do duotrailer, é um pesado de 25,25 metros de comprimento e capacidade máxima de 60 toneladas. Apresenta uma cabine, um reboque de 7,80 metros e outro adicional de 13,60 metros, com capacidade total máxima de 60 toneladas. Este camião permite uma economia de 22% nos custos logísticos e reduz as emissões de CO2 em 14%.

O comboio, pilar da estratégia logística da SEAT

O transporte ferroviário também tem um papel fundamental na logística da SEAT. A empresa exporta mais de 80% dos veículos fabricados em Martorell e a ferrovia é um meio de transporte ecológico, económico e eficiente. Graças ao serviço Autometro, que liga a fábrica de Martorell ao Porto de Barcelona para exportação de veículos, a SEAT elimina a circulação de cerca de 25.000 camiões por ano no trecho entre Martorell e Barcelona. Este serviço possui vagões de transporte articulados de dois andares, com capacidade para 170 veículos e 411 metros de comprimento. Em outubro de 2018, a linha Autometro atingiu o número de um milhão de veículos transportados desde a sua estreia em 2008.

Além disso, a SEAT possui outro serviço ferroviário, chamado Cargometro, um comboio de carga que liga a fábrica da empresa na Zona Franca de Barcelona à fábrica da Martorell para o fornecimento de peças. Graças à Cargometro, a SEAT Barcelona funciona como mais uma oficina da Martorell e evita a circulação de mais de 16.000 camiões por ano.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter