10.11.2017 – Há um pouco mais de uma década que as estradas portuguesas têm sido fortemente invadidas por carros familiares. Estes carros oferecem um enorme espaço aos passageiros e por isso são considerados mais apropriados para fazer viagens em família ou em grupo. Além disso, existem várias categorias disponíveis, como os compactos familiares, os sedans e os monovolumes, que acabam por ser os mais representativos.

No entanto, nos últimos anos entrou em cena uma nova alternativa o SUV (Sport Utility Vehicle). Um modelo de carro que se situa entre o 'hatchback' (carros com mala integrada, ao qual se tem acesso a partir de uma mala traseira) e um todo-terreno. O SUV também oferece um espaço interior notável, tem um design mais desportivo e a possibilidade de ser conduzido em vários tipos de terreno. Tudo isto adicionado a uma grande capacidade de bagageira, permite que se possa englobar os SUVs dentro da categoria de carros familiares.

Os carros familiares mais convencionais têm também evoluído em sintonia com os novos tempos e por isso continuam a ser uma alternativa altamente elegida pelo mercado. O SEAT Alhambra, por exemplo, foi posicionado na vanguarda da sua categoria em pleno “boom” dos SUVs. Convém ter presente que os monovolumes continuam a oferecer uma altura e uma largura que faz com que as viagens grandes sejam mais agradáveis para as crianças (e, por extensão aos pais também). Simultaneamente a mala é também espaçosa e caraterizam-se por ter um funcionamento mecânico bastante fluído. Estes carros têm uma grande estabilidade em estrada, no entanto, implica renunciar a um design mais desportivo. De qualquer forma, os compactos familiares, como o SEAT Leon ST, têm um estilo de condução mais desportivo. Em resumo, as propostas familiares de sempre não ficaram para trás.

No que diz respeito ao SUV, a sua popularidade não para de crescer de ano para ano. Os condutores veem este carro como um equilíbrio perfeito entre todas as necessidades que podem ter na estrada e um carro familiar. O seu design marcadamente urbano converte-o num carro totalmente apropriado para a cidade, enquanto que o seu eixo robusto e a sua altura o tornam um todo o terreno válido para se aventurar em terrenos mais irregulares. Além disso, o SUV está ciente das diferentes necessidades de cada família podendo optar por modelos de diferentes tamanhos e capacidades. O equipamento tecnológico é um outro ponto forte numa categoria que leva a segurança passiva e ativa de forma muito séria. Na realidade, basta aproximarmo-nos de uma escola para confirmar quantos pais vão buscar os seus filhos num SUV. Neste sentido, o SEAT Ateca é uma excelente noticia para os amantes destas emoções porque oferece uma relação qualidade/preço difícil de igualar.