pt:Company:News & Events:Cars:SEAT LEON features driving assistance systems 2020.19.3.0 PT/PT

O novo SEAT Leon dispõe dos mais avançados sistemas de assistência à condução

A quarta geração do SEAT Leon é o automóvel mais seguro que a marca já desenvolveu, graças não só ao seu nível de segurança passiva, mas também, em particular, à integração de um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), de última geração.

O objetivo não é apenas proteger os passageiros em caso de acidente, mas também prevenir a ocorrência de acidentes. É por isso que estes sistemas estão sempre alerta e monitorizam o ambiente do automóvel com imagens e dados recolhidos por uma câmara, bem como sensores ultra-sónicos e de radar. Graças a isto, o novo SEAT Leon pode reagir quando enfrenta obstáculos na estrada ou movimentos bruscos de outros condutores, e prestar assistência eficaz ao condutor quando necessário, alertando os condutores para uma situação perigosa ou minimizando o risco ou as consequências de um acidente.

O novo SEAT Leon apresenta um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor

Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), que representam o primeiro passo para uma condução autónoma, não só proporcionam um aumento significativo da segurança ativa, como também  melhoram a qualidade e o conforto de condução em situações de trânsito diário. Estes sistemas ajudam o condutor através de sinais luminosos e acústicos, bem como da vibração do volante, dependendo do assistente. O veículo também é capaz de evitar ou minimizar uma situação perigosa através de correções no volante e travagens autónomas, mesmo sem intervenção humana.

Os sistemas avançados de assistência ao condutor ADAS incluem, por exemplo, o Cruise Control Adaptativo Predictive (ACC), a Assistência de Emergência, a Assistência em Viagem e a Assistência Lateral e de Saída, que se conjugam para proteger o veículo e os seus passageiros quando conduzem ou estão parados.

Cruise Control Adaptativo Predictive

Até agora, o sistema ACC adaptava a velocidade mediante os veículos que circulavam à sua frente, graças ao radar dianteiro. No novo SEAT Leon este sistema acrescenta um elemento Predictive ao veículo, permitindo adaptar a velocidade de cruzeiro definida pelo condutor em função da via selecionada no sistema de navegação e tendo em conta curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade ou zonas urbanizadas. Além disso, através da câmara frontal multifunções e da deteção de sinais de trânsito, pode ajustar a velocidade do veículo quando os limites se alterarem.

Aviso à Saída

Outra adição ao conjunto de segurança do novo SEAT Leon, é quando o veículo está parado, o radar traseiro continua a monitorizar o ambiente. Se um veículo se aproximar por trás, quando um passageiro abre uma porta e existe o risco de acidente, o novo Leon emite um aviso sonoro e visual através da iluminação interior de LED nas portas dianteiras e no painel de controlo. Este sistema funciona de ambos os lados, evitando assim o risco de acidente com outros veículos, incluindo motas e bicicletas, cuja aproximação é normalmente menos percetível.

Assistência de Emergência

Se os sensores do veículo detetarem que o condutor não tem pelo menos uma mão no volante, ou que durante mais de 15 segundos deixou de tocar no volante, receberá avisos acústicos e visuais e, se não responder, o veículo travará automaticamente de forma gradual. Se o condutor continuar a não responder, a Assistência de Emergência tomará a decisão de levar o novo SEAT Leon a uma paragem completa, ativando as luzes de emergência e iniciando uma chamada de emergência através do sistema eCall.

Travagem de emergência frontal assistida em cidade, com deteção de peões e ciclistas

Este sistema avisa o condutor através de um aviso visual e sonoro quando deteta risco de colisão com o veículo da frente, ou com um ciclista ou peão. Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente para evitar o acidente ou atenuar as suas consequências.

Assistente de faixa de rodagem

Os sistemas proporcionam aumento na segurança e melhoria no conforto de condução

Supervisiona a posição do veículo dentro da faixa e alerta o condutor quando o veículo se aproxima ou ultrapassa as linhas da faixa, se o condutor não tiver ativado um dos indicadores. Este sistema também interfere na direção, aplicando uma ligeira quantidade de binário para ajudar a manter o veículo na sua faixa de rodagem, embora o condutor permaneça sempre em total controlo da direção. A sensibilidade da funcionalidade do sistema pode ser personalizada com antecedência pelo condutor.

Reconhecimento de sinais de trânsito com deteção de limite de velocidade

Deteta diferentes sinais de limite de velocidade graças a uma câmara frontal que processa as imagens da estrada, apresenta-as no painel de controlo e envia esta informação a outros sistemas relacionados. Esta informação prevalece sobre qualquer informação que possa ser guardada, por exemplo, no sistema de navegação.

Assistência Lateral

Deteta os veículos que se aproximam por trás nas faixas de rodagem adjacentes e alerta o condutor para a sua presença através de um sinal visual no espelho retrovisor exterior correspondente, bem como através da iluminação ambiente com LED interior. Se o condutor ativar o sinal para mudar de faixa, enquanto o sistema avisa da presença de um veículo, emitirá imediatamente um aviso intermitente para alertar para o perigo desta manobra. É um sistema muito útil para mudar de faixa com segurança, especialmente quando se aproximam veículos mais pequenos, como motas.

Assistência à Saída

Em certas situações em que o condutor não tem visibilidade suficiente, como por exemplo ao fazer marcha atrás fora de um estacionamento com automóveis de ambos os lados, o radar traseiro deteta a aproximação dos veículos e alerta o condutor da sua presença e mesmo para a sua travagem, se o condutor não reagir.

Assistência em viagem

A função de condução semiautónoma será implementada num futuro próximo com a introdução do sistema de Assistência em Viagem. Este sistema irá utilizar as informações do ACC e do Assistente de faixa de rodagem para manter o veículo no centro da faixa e ajustar a velocidade ao trânsito. Pode, portanto, oferecer uma condução assistida a velocidades até 210 km/h.

eCall

O cartão SIM integrado significa que o novo SEAT Leon dispõe do serviço eCall como standard e contacta diretamente os serviços de emergência em caso de acidente, proporcionando aos passageiros um nível de segurança mais elevado.

Em caso de acidente e dependendo da sua gravidade, o sistema coloca os passageiros em contacto direto com os serviços de emergência. Em caso de acidente grave, se os passageiros não puderem responder, o novo SEAT Leon enviará aos serviços de emergência informações importantes do veículo, como a localização do veículo, o tipo de motor, a cor e o número de passageiros, o que facilitará a chegada de ajuda imediata e um maior conhecimento do tipo de veículo, para poder intervir corretamente. Este sistema também pode ser ativado manualmente pelos passageiros se, por exemplo, estes desejarem avisar de uma emergência em qualquer altura.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter