Cobre uma área com mais de 2.8 milhões de metros quadrados, equivalente a 400 campos de futebol, e produz cerca de 400.000 carros anualmente. Estes números correspondem à Fabrica da SEAT em Martorell. Mas quais são especificamente os números envolvidos na construção de um carro?

Cerca de quatro anos decorrem desde o conceito inicial até à fabricação concreta do automóvel, mas todos os carros novos começam sempre da mesma forma – com papel e lápis. Até à definição do design final, mais de 1.000 esboços são desenhados. No Centro Técnico da SEAT, os desenhos tomam a sua aparência em 3D em barro, o que requer mais de 5.000 kg de barro para moldar.

Na fabrica de Martorell são usados todos os anos um total de 6,4 milhões de litros de tinta, o suficiente para pintar 100 vezes a Torre Eiffel.

É necessário três anos de trabalho intenso para criar uma nova cor, e na fabrica de Martorell são usados todos os anos um total de 6,4 milhões de litros de tinta, o suficiente para pintar 100 vezes a Torre Eiffel. O Centro Técnico emprega mais de 900 engenheiros que desenvolvem os modelos e efetuam mais de 55.000 simulações por ano para garantir segurança e conforto no interior dos carros. De um modo geral são efetuados anualmente 400 testes de olfato e de toque em todas as peças e materiais inseridas dentro do habitáculo, de forma a garantir uma experiência agradável aos futuros passageiros.

Antes de um modelo sair para venda, todos os anos, cerca de 50 engenheiros testam os protótipos ao limite em mais de 1.200.000 km, no verão e no inverno em desertos e em estradas com neve.

Nas oficinas, mais de 2.000 robots montam mais de 3.000 peças que irão fazer parte do carro. No final do processo, 80% da produção será exportada para os 75 paises onde a SEAT está presente.