Em 1984, Michael Jackson levou o mundo da música à loucura com Thriller. No grande ecrã, O Caça Fantasmas e Indiana Jones e o Templo Perdido arrasaram todos os recordes de bilheteira. Também foi o ano em que o fundador do Facebook Mark Zuckerberg nasceu, e o ano em que o primeiro SEAT Ibiza foi lançado no mercado. A partir dai este modelo tem sido guiado nas estradas pelo mundo fora de forma continua durante 33 anos - Continue a ler para descobrir alguns factos e números interessantes sobre a História SEAT Ibiza:

Quatro gerações e mais de 5,4 milhões de unidades vendidas
Em três décadas, o SEAT Ibiza reuniu quatro gerações - É o carro de passageiros mais vendido – até á data mais de 5,4 milhões de unidades foram vendidas, Se fossem todos alinhados em linha reta, iriam exceder a distância entre Barcelona e a Nova Zelândia.

Criado em Barcelona
Todas as gerações do Ibiza, foram criadas e produzidas em Barcelona. O italiano Giorgetto Giugiaro foi o Diretor de Design responsável pela primeira geração. O motor foi desenvolvido em parceria com a Porsche, nascendo assim a designação System Porsche e o fabricante Karmann ajudou a construir a carroçaria.

Consumo de combustível desceu para menos de metade

Após 33 anos, o SEAT Ibiza consome menos de metade do que a primeira geração – desde 7,8 litros/100 km em 1984 até 3,6 litros no atual Ibiza 1.4 TDI 90 CV.

8 a cada 10 Ibizas são exportados
Todos os dias 700 novos SEAT Ibizas saem da fábrica de Martorell. Destes, 80% são exportados para mais de 75 países. De facto, o Ibiza esteve por detrás da internacionalização da marca, uma vez que foi o primeiro modelo a ser exportado de forma regular de Martorell.

Principais números do SEAT Ibiza
Mais de 700 robots estão envolvidos na sua produção. Cada veículo contém 3.000 peças, e viaja aproximadamente 12 km para completar o seu processo de produção. Além disso, desde 1984 mais de 70 milhões de litros de tinta foram utilizados, o que é equivalente a pintar a Torre Eiffel mais de 1.000 vezes.

Papel das mulheres
O Ibiza foi o primeiro SEAT a integrar mulheres na sua linha de produção. Hoje, contam-se 1 mulher por cada 5 trabalhadores nesta linha (21%), a taxa mais alta na indústria espanhola. Além disso, o mercado em geral tem assistido nos últimos 10 anos a um número cada vez maior de mulheres como compradoras, somando 51% da cota comparado com 42% em 2004.

Paixão pela competição
O SEAT Ibiza foi o carro oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 92. Também um sucesso notável em competições automóveis, tais como três títulos do Campeonato Mundial de Ralis FIA na categoria de 2 litros em 1996, 97 e 98.