Partilhar

Martorell, 22/06/2016. – O SEAT Ateca recebeu a mais elevada avaliação no programa de testes Euro NCAP. O primeiro SUV na história da marca espanhola comprovou os elevados padrões de segurança de que é capaz, recebendo assim cinco estrelas da organização. O Ateca alcançou excelentes avaliações nas diferentes categorias incluídas na bateria de testes Euro NCAP, com especial ênfase para a segurança dos passageiros, tanto adultos como crianças, dos peões e para os sistemas de assistência à condução.

Este reconhecimento é atribuído ao SEAT Ateca a poucos dias da sua chegada aos concessionários. O Ateca é o primeiro modelo da ofensiva que a SEAT está a planear para os próximos 18 meses, e que inclui um total de quatro veículos, um dos quais um SUV crossover previsto para 2017.

Por outro lado, esta classificação foi obtida num ano em que a Euro NCAP aumentou o número de testes a que sujeita os veículos e agravou os padrões de avaliação. Neste método, para melhorar a avaliação da proteção dos passageiros, foram adicionados novos tamanhos de “dummies” e acrescentados testes em número e severidade.

O sucesso obtido pelo SUV SEAT nestas avaliações explica-se facilmente com a estratégia de inclusão de série dos avançados sistemas de segurança, e à sua elevada eficácia. O novo modelo, que foi desenhado e desenvolvido integralmente em Barcelona, contempla o sistema Front Assist de travagem de emergência em cidade e em autoestrada com reconhecimento de peões, que o Euro NCAP começou a testar em 2016. Em complemento, o programa também avalia o sistema de manutenção de faixa de rodagem, que também está disponível na gama de versões do SEAT Ateca.

O novo SUV SEAT 2016, desenvolvido para ocupar o terceiro pilar da marca fazendo conjunto com o Ibiza e o Leon, está equipado de série com sete airbags, incluindo o de joelhos para o condutor, além dos cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de carga tanto para os bancos dianteiros como traseiros. Estes dispositivos são especialmente benéficos para a segurança dos ocupantes de todos os tamanhos, uma vez que ajustam o cinto ao peito e cintura no preciso momento imediatamente antes do impacto, assegurando um melhor suporte tanto de adultos como de crianças.

O Ateca, modelo que estreia a SEAT num dos segmentos com maior crescimento do mercado, contempla ainda mais elementos de segurança, incluindo os sistemas de retenção Isofix e Top Tether nos lugares laterais traseiros, o assistente de luzes/máximos, detetor do ângulo morto com alerta de tráfego traseiro, câmara de 360° com visão traseira, sistema de deteção de fadiga, limitador de velocidade e aviso visual de colocação do cinto de segurança.