Martorell, 20/12/2016 – No dia 21 de dezembro é quando o inverno inicia oficialmente, e é provavelmente a época do ano mais importante para garantir a manutenção do seu carro de forma a estar preparado para o frio e para as condições meteorológicas adversas. Aqui estão umas dicas que precisa saber:

1) Colocar correntes de neve

É fácil, se já as colocou antes, porque normalmente, quando chega a hora de colocar as correntes de neve “muitas pessoas não sabem como o fazer”, comenta Jose Luis Durán, um engenheiro do Centro Técnico da SEAT. Para começar, é crucial que não esteja enrolado. Depois coloca-se por detrás do pneu, e quando estiver devidamente aberta levanta-se as pontas da parte de dentro e liga-se à parte de cima do pneu. Depois tem de centrar as correntes de neve à frente, fechar e aperta-las o máximo que puder e unir as ligações finais.


2) Escolha as correntes certas

Tem de saber quais são as correntes de neve corretas para os pneus do seu carro. Existem várias opções: as que têm ligações em aço são resistentes e duráveis, e fornecem uma boa aderência em estradas com neve, Enquanto as de tecido, combinado de aço e tecido e as spider, também funcionam muito bem e são ainda mais fáceis de colocar. Lembre-se também que deve colocar as correntes de neve “quando já estiver na neve” e nunca antes.

3) Verifique os níveis dos líquidos

Os mais importantes são o óleo, o líquido refrigerante e a água do limpa para brisas, e tenha especial atenção aos restos porque nem tudo funciona. De facto, Durán comenta que “muitas pessoas colocam pouca água no reservatório” o que pode causar problemas porque pode congelar no inverno e “também pode causar lençóis de gelo no vidro ou mesmo congelar o sistema do limpa vidros”. O melhor método é mesmo usar líquidos específicos.

4) Ligar o ar condicionado

Durán comenta que ligar o ar condicionado irá permitir “que o ar do interior seque, prevenindo que os vidros embaciem. Com o ar ligado a probabilidade de isso acontecer com uma temperatura confortável diminui desde que vá regulando o termostato. No entanto, é aconselhável que coloque no modo “AUTO” para que o compressor funcione de forma otimizada evitando o excesso de consumo de combustível.

5) Leve roupas quentes no carro

Cobertores, anoraks, gorros e luvas podem dar sempre jeito. E, garanta que o depósito da gasolina está atestado.

Quando estiver na estrada, lembre-se de guiar com suavidade na neve, utilize o motor para travar sempre que possível e trave apenas em linhas retas e nunca em curvas. E em condições de nevoeiro, apenas ligue os faróis de nevoeiro traseiros se este for muito intenso, de forma a não encadear os condutores que vão atrás de si.