Partilhar

Martorell, 30/06/2016. – O período das férias de verão é a época do ano em que as estradas estão mais condicionadas e as pessoas acabam por preferir viajar de noite para tirar vantagem dos seus dias de férias. Geralmente há menos trânsito depois do sol se pôr, mas o risco de ter um acidente também aumenta devido à falta de visibilidade e à fadiga. Os acidentes noturnos na Europa causam 37% de todas as fatalidades na condução, por isso devem ser tomadas certas precauções para tornar a condução segura:

  • Ligue os médios ao entardecer para ter uma melhor visibilidade e para ser visto. Para conduzir com segurança, deve ligar os médios à noite, quando está a chover ou quando tem má visibilidade. Os máximos devem ser usados sempre que possível, evitando encadear os outros condutores. Alguns carros estão equipados com Acendimento Automático dos Faróis que ligam e desligam as luzes dependendo das condições de luminosidade exteriores. 90% da informação que necessitamos para conduzir é processada pelo sentido da visão, e à medida que a visibilidade reduz à noite, demoramos mais tempo a identificar peões, animais ou sinais de trânsito. Nestes casos, os faróis com tecnologia LED são um excelente aliado, uma vez que geram uma luz com melhor qualidade do que os faróis de halogénio, e a luz que emitem é muito similar à luz do dia, o que melhora bastante a visibilidade.
 
  • Adapte a sua velocidade para poder travar à distância do foco de luz. É aconselhável conduzir mais devagar do que habitualmente conduziria durante o dia para conduzir em segurança.

  • Mantenha uma distância de segurança deixando uma margem não menos de 3 segundos entre si e o carro da frente.
  • Reconheça cedo os sinais de fadiga, tais como, se as suas pálpebras ficam pesadas, se tem dificuldade em manter-se na faixa ou se não se recorda por onde conduziu no último quilómetro. O cansaço afeta os seus reflexos e o efeito é similar a conduzir com um nível de álcool de 0,5 gramas por litro. Aos primeiros sinais de cansaço é importante parar e descansar ou dormir até poder seguir viagem em segurança. Alguns veículos estão equipados com Sistema de Deteção de Fadiga que identifica quando o condutor está cansado e mostra um sinal de alerta no painel de instrumentos recomendando que faça uma pausa.

Seguindo estes conselhos e dicas de condução não terá problemas em alcançar o seu destino de forma correta e segura.