O mercado automóvel deve evoluir ao mesmo ritmo dos consumidores: por isso a necessidade de se reinventar é uma das suas características básicas. Assim, até as categorias mais consistentes necessitam de ser renovadas periodicamente sem sacrificar as suas caraterísticas distintivas. Os carros familiares ilustram bem isso, uma vez que são carros muito tradicionais, mas que acompanham a evolução tecnológica.

1. Espaço interior
Em primeiro lugar, um carro familiar deve fornecer um enorme espaço interior para os seus numerosos ocupantes (que, no caso do SEAT Alhambra, poderão ser até sete passageiros). Os monovolumes oferecem mais altura, do que os restantes veículos, melhorando substancialmente a sua habitabilidade. Graças ao sistema de rebatimento dos bancos, a capacidade máxima de carga alcança valores notáveis como os 2,430 litros no SEAT Alhambra.

2. Segurança
A segurança é outra boa razão para escolher um carro familiar. Criado para que famílias e grupos viajem em percursos mais ou menos longos, a proteção dos ocupantes é uma prioridade. Assim, tem sido cada vez mais habitual encontrar soluções como os airbags laterais não apenas para os ocupantes da frente, mas também para os ocupantes traseiros. Tecnologias como a Deteção do Ângulo Morto ou o Front Assist como os incluídos no SEAT Ateca, contribuem para melhorar a estabilidade do carro. Independentemente das características da estrada, um carro familiar é criado com as normas de seguranças mais exigentes do mercado. O aspeto seguinte, combinado com os anteriores, é o conforto. Tanto em termos de estofos como de climatização, os monovolumes oferecem condições de viagem excelentes.

3. Motor e eficiência
A resposta mecânica também não fica atrás. Como sabemos que estes carros podem fazer muitos quilómetros, e por isso, podem ser envolvidos em várias situações, a aceleração é significativamente melhorada. Na maioria dos modelos mais compactos, como o SEAT Leon ST, o funcionamento suave do motor é colocado em linhas mais desportivas. Claro que, o desenvolvimento mecânico envolve alcançar níveis de eficiência impensáveis há uns anos atrás. A pegada de carbono nos carros familiares é reduzida a cada minuto, tal como o consumo de combustível (tanto nas versões a gasolina como diesel). Aliás, envolve uma poupança considerável uma vez que não precisa de abastecer com tanta frequência. Também temos de ter em mente que, uma vez que estes carros podem levar as famílias a locais com uma beleza extraordinária, também eles devem ser amigos do ambiente.