Partilhar

Martorell/Paris, 22/09/2016. – A SEAT apresenta o Ateca X-Perience com um stand único que exibe um conceito que leva inovação ao Salão Internacional Automóvel de Paris. O Ateca X-Perience é a prova de que a SEAT consegue exceder qualquer limite com uma interpretação diferente do conceito convencional de SUV. O cliente tipo do Ateca é urbano, mas este veículo é capaz de feitos fora de estrada muito além do que normalmente se espera. Nesta variante Ateca X-Perience, a ênfase recai no caráter mais aventureiro que resulta num veículo todo-o-terreno muito mais radical do que a maioria dos SUV convencionais.

Logo que o condutor pressione o botão de ignição, o Ateca X-Perience fica pronto para a aventura, ajustando-se a qualquer tipo de condução, condição da estrada ou às preferências pessoais do condutor. Basta escolher o perfil mais adequado para cada momento através do seletor Driving Experience da consola central, ajustando o Perfil de Condução SEAT ao modo Normal, Sport, Eco ou Individual. Mas é possível ir ainda mais longe graças ao sistema de transmissão 4Drive, assegurado pelo eficiente mecanismo Haldex, um dispositivo que inclui dois modos de condução adicionais, para neve e para “off-road”, ambos acrescidos da funcionalidade Hill Descent Control, que regula automaticamente a velocidade de descida.


“O X-Perience é um exercício que mostra as capacidades da família Ateca e o seu potencial para o futuro. Sabemos que com o Ateca podemos ir muito mais longe, como mostraremos no Salão Automóvel de Paris,”
assegura o Vice-presidente da SEAT para o I&D, Dr. Matthias Rabe. “Com o Ateca X-Perience damos um passo além, face ao que já mostrámos nesta gama. É para o cliente que quer ir mais longe, levando-o ao limite, em fins de semana aventureiros e, claro, fora de estrada.”

Ultrapassando os limites do convencional

O objetivo principal do X-Perience é o de sublinhar as características todo-o-terreno do Ateca. Tem em vista aqueles que, pelos seus tempos livres, estilos de vida ou simplesmente por necessidade, procuram as melhores qualidades de capacidades todo-o-terreno num automóvel. Sabemos que o utilizador normal do Ateca conduzirá 95% do tempo em asfalto (nas cidades, nas estradas e autoestradas) e os restantes 5% em fora de estrada ou na neve. Mas com o X-Perience essa proporção será de 75% para utilização normal e de 25% fora de estrada. À medida dos clientes que, acima de tudo, vão usar o Ateca em situações de todo-o-terreno, que exigem de um SUV excelentes qualidades “off-road”. Resumindo, é um automóvel que permite ir ao mais longínquo destino, para aqueles que consideram o alcatrão uma mera formalidade e olham para os trilhos e caminhos como curtas insignificâncias. A atração de tudo isto está no desafio de chegar mais longe, para lá do limite do convencional.

Um Design em puro 4x4

A SEAT leva um pouco de Barcelona a Paris, na forma da inovação, tecnologia e design, todos eles valores partilhados pela capital Francesa e, claro, pelo Ateca X-Perience, que consegue trilhar os últimos quilómetros de montanha onde não chegam os SUV convencionais. Quando tiver que parar, o Ateca X-Perience conseguirá seguir caminho graças aos pneus de elevado perfil e às exclusivas jantes de 18 polegadas, as molduras dos guarda-lamas em preto, os estribos laterias salientes, a pintura à prova de riscos, a excelente altura ao solo e, por último, porque não teme nem os maiores obstáculos.

Obviamente, para além das funcionalidades práticas inerentes a um 4x4, o visual do Ateca X-Perience tem também uma presença sólida, emocional e marcante que cria impacto. “É esta a razão de termos optado pelo estilo típico 4x4, que começa na dimensão das rodas com pneus de elevado perfil, e segue no reforço do aspeto 4x4 com proteção adicional no para-choques dianteiro, do cárter do motor e das luzes de nevoeiro,” explica o Diretor de Design SEAT, Alejandro Mesonero-Romanos. “E a cor da carroçaria acaba por ter um papel muito importante. Escolhemos um verde-azeitona fosco, uma tonalidade próxima da camuflagem, sublinhada com traços cor de laranja nos detalhes que evidencia os componentes técnicos.”

O requinte exterior completa-se com detalhes como as barras de tejadilho cromadas, o spoiler traseiro montado acima do óculo e que prolonga a linha desportiva, e ainda as palas de rodas montadas no para-choques traseiro, ou o logotipo 4Drive e X-Perience na porta da bagageira. Adicionalmente, um difusor dianteiro salienta e protege a secção inferior da grelha, elemento magnífico repetido na zona traseira do Ateca X-Perience.

Para o habitáculo foram selecionadas as tonalidades condizentes com o exterior, nomeadamente através da iluminação ambiente das zonas mais escuras com luzes LED. As cores naturais do café e o verde dominam com apontamentos laranja nas costuras do volante, bancos e punho da caixa de velocidades de forma a frisar a vertente tecnológica. Os bancos desportivos são forrados em camurça e o logo X-Perience surge estampado nos frisos de alumínio da soleira das portas. A letras XP estão marcadas no volante, e com a abertura da porta da bagageira fica visível um friso cromado no piso, idêntico ao que está aplicado no Leon X-Perience.

Resumindo, todos os modelos X-Perience terão uma linguagem de design comum. A alavanca robusta da caixa de velocidades é um sinal marcante da veia aventureira, tal como os tapetes em borracha que protegem o interior do pó e da lama.


4Drive —Tração total com poderosos motores

O X-Perience recorre à transmissão integral também usada na gama SEAT Ateca. Recorrendo à embraiagem Haldex, a distribuição de binário entre os dois eixos é feita de forma muito eficiente, garantindo uma excecional passagem da potência ao solo em todas as situações, mesmo nas mais complicadas. Mais, o sofisticado controlo de tração com repartidor XDS garante que cada roda receba a dose certa de potência que permite manter o veículo em movimento.

Passando à unidade motriz, a escolha recaiu no motor 2.0 TDI com 190 cavalos e 400 Nm de binário máximo, associado à caixa DSG de dupla embraiagem com sete velocidades comandadas por patilhas no volante. Esta combinação tem inequívocas vantagens no prazer de utilização, tanto em estrada como fora dela. E não só garante excelente performance com baixos consumos de combustível e emissões, como assegura a diversão e a versatilidade já que permite trocar de relação de caixa sem retirar as mãos do volante. Estes benefícios de conforto e de segurança tanto se sentem numa autoestrada ventosa como perante as mais complicadas condições de condução fora de estrada.

Segurança e conveniência sem compromissos

Os imprevistos surgem em todas as aventuras. Por isso, o Ateca X-Perience confia no mais alargado conjunto de sistema de ajudas à condução, já comuns a outros modelos SEAT. O Sistema de assistência no trânsito, por exemplo, coordena as suas funções com o Sistema de Faixa de Rodagem e com o Cruise Control Adaptativo (ACC). Uma das funções do Sistema Front Assist é a Travagem de Emergência em Cidade que reconhece o perigo de colisão com veículos e peões, ou ainda o Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a deteção no ângulo morto com alerta de trânsito posterior, a camara 360º com grande visão angular, o assistente automático de estacionamento, assistente de emergência, o assistente de máximos.

A SEAT lidera as soluções de conetividade, o que implica que o Ateca X-Perience será uma referência, ficando ligado em permanência ao mundo digital através dos sistemas de infotenimento de última geração, como o Easy Connect, conexão SEAT Full Link (que incorpora as funcionalidades Apple Car Play e Android Auto), um ecrã de 8 polegadas do Media System e “Connectivity Box” que permite recarregar smartphones sem a utilização de fios.

O Ateca garante tudo o que qualquer cliente precisa e chega num momento que antecipa o lançamento de 3 novos modelos SEAT em 2017. É capaz de satisfazer as necessidades da maioria dos clientes; e muitos desses utilizadores definem novas tendências, com um espírito de vida jovem e incansável, que procuram um veículo que acompanha o seu ritmo diário. A todos eles, o X-Perience quer mostrar que é possível ir além dos limites, usufruindo de um Ateca ainda mais aventureiro: nascido em Barcelona.