pt:Company:News & Events:Cars:4 essential driving assistants 2020.20.0.0 PT/PT

ADAS: Quatro Assistentes Essenciais

Os automóveis incorporam cada vez mais elementos de conforto e infotainment para os seus ocupantes. Bancos ergonómicos, consola ao nível dos olhos ... tudo contribui para melhorar a experiência ao volante. Mas existem outros elementos invisíveis que estão a ganhar cada vez mais destaque: os sistemas de assistência à condução (ADAS). São assistentes automáticos que proporcionam segurança à condução ao mesmo tempo que facilitam as situações de trânsito quotidianas. Segundo um relatório da Comissão Europeia, a sua incorporação pode salvar mais de 10.500 vidas entre 2020 e 2030. Com eles, o novo SEAT Ateca 2020 reforça-se para se tornar um dos veículos mais seguros do seu segmento.

Segurança Ao Volante

De acordo com o Observatório Europeu de Segurança Rodoviária (ERSO) de 2018, entre 40% e 60% dos condutores da União Europeia ultrapassam os limites de velocidade. Neste sentido, foi demonstrado que, ao reduzir ligeiramente a velocidade, também diminui a gravidade dos acidentes de trânsito. Considerando que a maioria é causada pelo fator humano, pequenas coisas como antecipar a desaceleração podem fazer toda a diferença. Por esta razão, o (ADAS)  é um fator-chave para a segurança ao volante.

Um Trajeto Sem Sobressaltos

Para conduzir corretamente, é necessário adaptar a velocidade aos limites da estrada e às condições do tráfego. O Assistente de Viagem do novo SEAT Ateca foi criado para tornar isto mais fácil. Com o premir de um botão, ativa-se esta função, que orienta o automóvel para a faixa de rodagem, mantém uma velocidade de cruzeiro segura com o tráfego à frente e, combinada com o ACC preditivo, antecipa o percurso da estrada e regula a velocidade a partir do reconhecimento dos sinais. “É um sistema que proporciona muito conforto porque assiste à condução em altas velocidades, ao mesmo tempo que mantém o veículo sem sair da faixa”, destaca Marc Seguer, Responsável da ADAS da SEAT. Ainda assim, para preservar a segurança e a legalidade, o condutor deve monitorizar o sistema, olhar para a estrada e manter as duas mãos no volante.

Com a Minha Casa Em Todos os Lugares

O uso de caravanas está a aumentar na Europa. Em 2019, em países como a Alemanha, foram registadas 26.941 novas caravanas, segundo a European Caravan Federation, e o número está a aumentar em 2020. Em junho, a Alemanha registou 3.572 novas matrículas, 20% mais do que no mesmo mês do ano passado. De acordo com Johannes Fleck, responsável de Produto, Planeamento e Estratégia da SEAT Alemanha, “os condutores estão a descobrir cada vez mais as possibilidades oferecidas pelas caravanas e o SEAT Ateca é um automóvel ideal para reboques de grandes dimensões. Ainda assim, é necessária muita experiência e habilidade, especialmente ao manobrar em marcha atrás. Se virarmos para a esquerda, a caravana segue na direção oposta”. Por este motivo, o sistema Assistente de Reboque do SEAT Ateca 2020 oferece uma ajuda extra em apenas três passos: selecionar a marcha-atrás, carregar no botão de ajuda ao estacionamento e, olhando pela câmara traseira, ajustar o retrovisor exterior até ao lado onde se pretende ir.

O ADAS Para Evitar Acidentes

Sonolência ao volante pode ser fatal. Para evitar estas situações, o novo SEAT Ateca integrou o assistente de emergência: se o veículo detetar que o condutor não interage com o volante durante alguns segundos, enviará primeiro sinais sonoros e visuais para procurar uma reação e até irá fazer uma ameaça de travagem. Se não houver resposta, o assistente ligará os sinais intermitentes e irá reduzir a velocidade até que o automóvel pare sem sair da faixa de rodagem. “É cada vez maior a necessidade de assistentes que não só avisem os condutores sobre situações de perigo, mas também assumam o controlo ativo do veículo para corrigir qualquer comportamento anormal”, afirma Mario Arnaldo Fernández, presidente da Automovilistas Europeos Asociados (AEA).

Protegido Contra Uma Possível Colisão

Quando o acidente já é inevitável, o mais importante é garantir a proteção dos ocupantes do veículo. Para isso, foi criado o Assistente de Pré-colisão do novo Ateca. Diante de um potencial risco de colisão, os sistemas de bordo trabalham juntos e preparam o veículo para um hipotético impacto: “Ativa as luzes de emergência, aperta os cintos de segurança reversíveis e fecha as janelas para atenuar as consequências de um acidente”, explica Marc Marc Seguer da SEAT.

Futuro: O Automóvel Autónomo?

Estes assistentes (ADAS) lançam a base para o que um dia será o automóvel autónomo. De momento, centram-se em satisfazer as necessidades do condutor: “Trabalhamos com um fluxo progressivo seguindo o pensamento do condutor desde o momento em que ele entra no automóvel até que ele saia, para encontrar a melhor forma de auxiliá-lo em todo o processo de condução”, afirma Marc Seguer. No futuro, prevê-se que o condutor possa deixar de prestar atenção à condução e nem sequer necessitar de estar presente; o automóvel será o seu próprio condutor. “É evidente que os condutores cometem erros que a tecnologia é capaz de minimizar, por isso o desenvolvimento do automóvel autónomo é imparável”, conclui Marc Seguer.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter