Martorell, 14/11/2016 - A SEAT apresentará amanhã um futuro conceito do SEAT Ateca com conetividade Smart City, denominado Ateca Smart City Car, que é capaz de recolher a informação à sua volta usando sensores de rastreio e partilha-la com outros utilizadores através da App Parkfinder, desenvolvida pela empresa com a CARNET, a hub de investigação e inovação sediada em Barcelona. Através de um acordo alcançado entre o Município de Barcelona e a Cellnex Telecom, este projeto pioneiro permite que o SEAT Ateca Smart City Car transmita informação sobre os lugares de estacionamento disponíveis na cidade de Barcelona através da plataforma iCity. Ao mesmo tempo, este servidor distribui a informação através da app Parkfinder, mostrando ao condutor do SUV a localização dos lugares no mapa.

Com a conectividade Smart City, há três configurações de perfil de condutor disponíveis para o SEAT Ateca: perto de casa, perto do trabalho e uma terceira opção personalizável. Para cada um destes perfis o utilizador pode ajustar as suas preferências de acordo com a distância, preço e a probabilidade de encontrar um lugar mais rapidamente. Em complemento, a conectividade Smart City também inclui funções como “Find my car”, que mostra onde o veículo está estacionado e “Last Mile Routing”, que indica no mapa a distância a pé do destino final.

Os visitantes da Smart City Expo World Congress, que está a decorrer em Barcelona entre amanhã e quinta-feira, 17 de novembro, poderão ver o conceito deste Ateca que aponta para as soluções com potencial no futuro.

Segundo Fabian Simmer, responsável pelo departamento digital da SEAT, “perto de 30% do trânsito nas maiores cidades europeias envolve a procura de um lugar de estacionamento. O Ateca Smart City Car e a App Parkfinder exibem a rota mais conveniente a seguir na direção do lugar de estacionamento, poupando no tempo gasto na procura e, consequentemente, reduzindo nas emissões, ruído e congestionamento das cidades.”

No stand localizado no pavilhão 2C do complexo da feira de Barcelona, serão apresentadas soluções e propostas da SEAT no conceito de mobilidade Easy, de forma a tornar mais fácil a vida dos utilizadores do trânsito urbano. A empresa desvendará também as mais recentes inovações tecnológicas que estarão patentes no território Smart City. Além de apresentar o conceito Ateca no Smart City Congress, que a SEAT patrocina como parceiro global, a SEAT desvenda a app Digital Sharing, que foi desenvolvida para partilha de soluções de economia, como a partilha peer-to-peer. A app funciona como uma chave digital que possibilita a partilha de automóveis privados ou inseridos numa empresa.

Smart City: Mobilidade Inteligente – tema do “Dialogue Session” entre Luca de Meo e Carlo Ratti

Amanhã, no primeiro dia do congresso, a SEAT protagonizará uma das Dialogue Sessions agendadas com o encontro entre o presidente da empresa, Luca de Meo e o italiano Carlo Ratti, arquiteto, engenheiro e também diretor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Senseable City Lab. Sob o tema “The future of urban mobility” – o futuro da mobilidade urbana –, ambos debaterão os diversos desafios ligados à mobilidade urbana no futuro, tendo em conta os fatores da cultura da economia de partilha, que está a ganhar uma popularidade abrangente entre muitos consumidores.

A participação da SEAT neste evento de referência sobre “smart cities”, reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade, nas quais os “connected car” ampliam a experiência dos utilizadores, tornando-a mais fácil e flexível. Num ambiente de mudanças disruptivas, como as que o setor automóvel enfrentará na próxima década, a SEAT aposta em ser uma marca líder na conetividade e digitalização, procurando novos caminhos e áreas de negócio que lhe permitam acompanhar os desafios colocados pelas infraestruturas urbanas, sistemas de tráfego e o tráfego automóvel nas cidades.