O Salão Automóvel de Genebra é sempre um momento único para a indústria automóvel e a edição de 2017 será efetivamente uma edição muito especial para a SEAT. No centro das atenções das novidades para o Salão de Genebra 2017 estará, acima de tudo, a quinta geração do Novo SEAT Ibiza, o modelo best-seller do construtor espanhol, com mais de 5.4 milhões de unidades vendidas, que ocupará o palco principal. “A SEAT está numa fase de consolidação e de crescimento que a fará tornar-se numa das mais dinâmicas organizações da nossa indústria” diz Luca de Meo, Presidente da Comissão Executiva da SEAT S.A., “O novo SEAT Ibiza significará um grande passo para a marca e promete tornar-se um ponto de viragem no segmento”. E o seu impacto não fica por aqui, já que representa mais uma etapa na maior ofensiva de produto alguma vez levada a cabo pela SEAT. Começou com o lançamento do primeiro SUV da marca, o SEAT Ateca, seguido pela atualização do Leon. Agora será a vez do novo Ibiza, completando os três principais pilares da marca. E mais novos modelos virão, tal como o crossover compacto Arona. O lançamento do Ibiza inaugura um ano muito especial para a SEAT, também em termos comerciais. A empresa entrou no seu quinto ano consecutivo de crescimento das vendas depois de concretizar uma subida de 16,5% em janeiro.

O lançamento do Ibiza inaugura um ano muito especial para a SEAT – as vendas cresceram 16,5% em janeiro.

Até ao final do ano a abrangência dos novos produtos permitirá uma cobertura mais alargada dos mercados europeus. Em complemento, a nova gama inclui o nível Xcellence como alternativa à atual versão FR. O nível de equipamento Xcellence é pensado para chegar aos clientes que procuram um design mais distinto e sofisticado, com mais equipamento funcional e de conveniência.

Um modelo decisivo

A quinta geração do SEAT Ibiza foi desenvolvida em Barcelona e representa um passo em frente no futuro da SEAT. Primeiro, porque estreia a mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma MQB-A0 (Modular Quer Baukasten) o que evidencia a importância da marca SEAT dentro do Grupo Volkswagen, uma vez que a nova plataforma será utilizada pela primeira vez neste segmento. Em segundo lugar, porque surge recheada de equipamento com a mais avançada tecnologia, mais dinâmica e com um notável aumento de espaço interior, mantendo o seu espírito jovem, funcionalidade e conforto. Para conseguir isto, recebe um design novo, fresco e desportivo, refletindo o DNA SEAT. As superfícies estão mais marcadas em formas que torna mais escultural e excitante a aparência aerodinâmica.

A 5ª geração do novo SEAT Ibiza será apresentada ao mundo no Salão de Genebra 2017

“O novo SEAT Ibiza absorveu o DNA de design SEAT e garante uma performance de condução extraordinária”, diz o Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente da SEAT para Investigação e Desenvolvimento; “e com a nova plataforma modular MQB-A0, o SEAT Ibiza utiliza tecnologias de segmentos superiores e em termos de conforto melhora notoriamente o espaço interior e a diversidade.”

Combina elegância com estilo sem nunca abandonar o carácter dinâmico. O novo Ibiza eleva indubitavelmente a base dos clientes SEAT e refinará a imagem de marca, tornando-a mais aspiracional graças às qualidades inquestionáveis envoltas num design poderoso que garante que o carro assente sobre a estrada na perfeição.

O ponto chave do Novo SEAT Ibiza está efetivamente no facto desta quinta geração do modelo deixar perfeitamente claro que a marca espanhola é uma das que encara o futuro e segue em frente. Engloba pontos essenciais, como a versatilidade, tecnologia inteligente e conetividade. O novo Ibiza pode incluir sistemas de ajuda à condução já conhecidos do Leon e do Ateca, mas certamente nada comuns neste segmento (Front Assist e Cruise Control Adaptativo ACC, entre outros) além de trazer carregador sem fios e um amplificador de sinal GSM.

O novo SEAT Ibiza também está 100% conectado graças a três opções: Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link. Isto identifica claramente a ambição da SEAT em tornar-se líder na conectividade no automóvel, bem como no desenvolvimento das novas soluções de mobilidade. Toda esta tecnologia pode ser desfrutada pela primeira vez através de um ecrã tátil de 8 polegadas.

O novo Ibiza também terá sistemas de som Beats: uma marca com um som premium que leva energia, emoção e entusiasmo aos amantes de música, alterando a forma como ouvem música. O sistema usa um processador digital de som (DSP), 6 colunas premium, 1 subwoofer topo de gama e um amplificador de oito canais com 300W.

Em suma, o novo SEAT Ibiza garante padrões de qualidade habitualmente só encontrados em segmentos superiores, estando dirigido não só aos que sabem o que querem e vivem com um espírito jovem e dinâmico; como também pensado para aqueles que exigem um toque de sofisticação e a mais recente e avançada tecnologia ao alcance da mão, que ofereça soluções rápidas que simplifiquem a vida no dia-a-dia.

SEAT Leon CUPRA; o mais potente SEAT de sempre

O Leon CUPRACER Evo 17 e o novo SEAT Leon CUPRA com 300 cv também irão brilhar no salão.

É o mais rápido modelo de estrada alguma vez produzido pelo fabricante espanhol: o Novo SEAT Leon CUPRA, que também estará em exposição no espaço da SEAT. Embora seja previsível que todos falem dos seus 300 CV e do motor com 380 Nm de binário máximo, ou comentem a sua impressionante aceleração de 4.9 segundos na marca de 0 a 100 km/h, será ainda mais impressionante notar que o Leon CUPRA virá equipado com Tração Integral 4Drive quando combinado com a versão familiar ST e a caixa de dupla embraiagem DSG.

Estes avanços em termos de potência, binário e de entrega de força evidenciam um claro progresso em termos de performance, mas também recebe os sistemas de segurança, de conectividade e tecnologia multimédia que se destacam na restante gama Leon.

O mais recente e mais poderoso elemento da família CUPRA garante intensidade, comportamento desportivo e dinamismo, mas também maior sentido prático e mais versatilidade graças às três versões disponíveis: 5 portas, coupé SC e familiar ST. Como CUPRA terá sempre que englobar um perfeito equilíbrio entre paixão e razão, combinar design desportivo com tecnologia de topo, conforto e dinâmica excecional num patamar nunca antes alcançado.

The SEAT Leon CUPRACER Evo 17

Juntamente com o Leon CUPRA de 300 CV estará em exposição um modelo espetacular, cinzento mate no exterior, com fibra de carbono no interior e detalhes estéticos cobreados tanto por fora como por dentro. Claro que estamos a falar do novo SEAT Leon CUPRACER Evo 17; a versão de competição destinada a ser inscrita no International Series TCR. Disponível em duas versões – uma com DSG e outra com caixa de velocidades manual sequencial – o Leon CUPRACER Evo 17 recebe o mesmo motor da versão de estrada, mas capaz de debitar 350 CV (mais 20 do que na versão de 2016) e 420 Nm de binário.

Com a nova época em mente, foram feitas várias melhorias, como nos travões (incluindo o sistema de controlo), tendo sido desenvolvido um ABS e um ESC que melhoram a agilidade e o comportamento. O SEAT Leon CUPRACER Evo 17 tem tração dianteira com diferencial VAQ electro-hidráulico; tem discos de travão de 378 mm de diâmetro, com pinças de 6 êmbolos à frente, e discos de 272 mm atrás. Para se adaptar ao estilo e às necessidades do piloto em pista, o equilíbrio de travagem pode ser ajustado bem como a barra estabilizadora, ou ainda o camber e a convergência da suspensão dianteira (McPherson) bem como a altura e o camber da suspensão traseira (multibraços).

Novo formato Press Talk

Em vez da usual conferência de imprensa, a SEAT vai utilizar o novo formato Press Talk.

Ao longo do dia, no stand da SEAT serão desenvolvidos variados Press Talks com três tópicos de discussão lançados por diferentes membros da direção da SEAT. O primeiro será Luca de Meo, Presidente Executivo da SEAT, que abordará a envolvente de negócio e outros tópicos corporativos, acompanhado de Wayne Griffiths, Vice-Presidente Executivo SEAT para Vendas e Marketing, que fará uma análise comercial da empresa. O par seguinte será formado por Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente Executivo da SEAT para Investigação e Desenvolvimento e Dr. Andreas Tostmann, Vice-Presidente Executivo para a Produção que falarão do Novo Ibiza e da plataforma MQB-A0. Depois destes, Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da SEAT e Joaquin Serra, Diretor de Qualidade na SEAT, falarão da forma distinta do design SEAT e na importância da qualidade.

Os Press Talks serão anunciados com antecedência e decorrerão em inglês, alemão ou espanhol com tradução simultânea disponível em diversas línguas. Cada orador fará a sua apresentação recorrendo a um tablet de 27 polegadas para tornar mais flexível e acessível a interação com a audiência.