Barcelona, 06/11/2016 – O SEAT Leon Eurocup tem um novo líder. O holandês Niels Langeveld (Baporo Motorsport) ergueu hoje o título do Leon Eurocup 2016 no circuito de Barcelona-Catalunha em frente aos mais de 12.000 fãs que encheram as bancadas catalãs. Depois de alcançar a sua quinta vitória na primeira corrida de sábado, o piloto da Baporo Motorsport cruzou a meta na quinta posição e conseguiu confirmar a liderança na última edição desta famosa e emocionante competição.


Depois de uma intensa corrida onde ultrapassagens e emoção foram os fatores principais, o representante da Baporo Motorsport foi capaz de controlar a sua vantagem de pontos sob o seu concorrente mais próximo Stian Paulsen (Stian Paulsen Racing) que teve de abandonar a corrida após um pequeno incidente na primeira volta. Depois de arrancar na oitava posição da grelha e com Paulsen fora da equação, Langeveld só teve de alcançar a bandeirola para tornar os seus sonhos em realidade. Ele chegou à linha do Leon Eurocup em quinto enquanto Mikel Azcona (PCR Sport) correu para a merecida vitória e ao mesmo tempo garantiu a sua posição como vice-campeão de 2016. Atrás do espanhol estava o francês Julien Briché (JSB Competition) e o português Lourenço Beirão (PCR Sport), ambos em segundo e terceiro lugar respetivamente.

Consistência foi a base de Niels Langeveld durante toda a época para se tornar campeão. Bem como ter sido o piloto com mais vitórias nesta edição do SEAT Leon Eurocup – cinco no total – o holandês também ficou em terceiro em Nürburgring, e teve três Pole Positions de seguida em Silverstone, Paul Ricard e Mugello. Os resultados contribuíram para uma inesquecível jornada conquistada com muito esforço e determinação.

Depois de um arranque conservador no Estoril (Portugal), Langeveld conquistou três das quatro vitórias possíveis; duas delas em Paul Ricard (France) e onde ele surgiu como líder das corridas. Depois do despertar da batalha portuguesa Langeveld e Stian Paulsen – o seu rival mais próximo durante toda a época - iniciaram um cerrado e emocionante duelo apesar do piloto da Baporo Motorsport se manter em controlo a partir da ronda austríaca até a data com destino a Barcelona-Catalunya.

Niels Langeveld (Baporo Motorsport), 2016 SEAT Leon Eurocup 2016: “Ainda não consigo acreditar! Este era o nosso objetivo e o que queríamos conquistar durante toda a época. E ganhar o SEAT Leon Eurocup, com um número alto de corridas, é um sonho para mim. Esta é a minha primeira época na competição europeia e levar o título significa muito para mim e para todos os que me acompanham. Foi uma corrida complicada para nós, mas conseguimos manter a consistência e no final ficámos em quinto lugar. Quero agradecer à minha equipa e aos meus patrocinadores porque sem eles nada disto seria possível.”

Mikel Azcona (PCR Sport), vencedor da corrida 2: “Hoje foi muito complicado. Foi uma corrida louca! Tentei manter um bom ritmo durante todo o tempo, mas também poupar os pneus. De qualquer forma esforcei me o máximo que pude e na última volta consegui garantir a vitória. Estou muito feliz de ter terminado a época desta forma. Quero agradecer a todos, aos meus patrocinadores e à minha equipa.”

Julien Briché (JSB Competition), segundo na corrida 2: “Terminar duas vezes no pódio nas duas corridas aqui em Barcelona foi uma forma muito boa de terminar a época. Lutámos na linha da frente com o melhor e é o que realmente importa para nós. Temos de continuar com a mesma linha de trabalho que temos tido até agora. Em resumo, estamos muito satisfeitos.”

Lourenço Beirão (PCR Sport), terceiro na corrida 2: “Uma boa forma de terminar a época, porque nas últimas corridas, as coisas não correram como queríamos. Por isso, estou muito feliz de termos alcançado o pódio aqui em Barcelona e queria agradecer à equipa pelo excelente trabalho que efetuaram.”

Jaime Puig (Diretor da SEAT Sport): “Foi uma corrida realmente intensa e até à última volta foi difícil saber quem iria estar no pódio e também quem seria o novo campeão do SEAT Leon Eurocup. Quero dar os parabéns ao Niels Langeveld que fez um percurso muito sólido esta época e isso permitiu-lhe conquistar a coroa e ser o novo rei do SEAT Leon Eurocup. Em suma, foi uma época fantástica e as constantes ultrapassagens e mudanças de posição criaram muita emoção e expectativa nos fãs e isso é tudo o que podemos querer numa competição europeia como a nossa.”

Classificação SEAT Leon Eurocup 2016:

1. Niels Langeveld (#10), Baporo Motorsport; 240 pontos
2. Mikel Azcona (#1), PCR Sport; 226 pontos
3. Stian Paulsen (#34), Stian Paulsen Racing; 210 pontos
4. Alex Morgan (#5), Wolf-Power Racing; 165 pontos
5. Julien Briché (#3), JSB Competition; 151 pontos
6. Lourenço Beirao Da Veiga (#20), PCR Sport; 97 pontos
7. Lucas Orrock (#4), Wolf-Power Racing; 75 pontos
8. Facundo Della Motta (#44), Baporo Motorsport; 63 pontos
9. Lucile Cypriano (#9), JSB Competition; 61 pontos
10. Mario Dablander (#61), SEAT Austria; 34 pontos
11. Alessandro Sebasti Scalera (#7), Baporo Motorsport; 30 pontos
12. Nicola Baldan (#108); Pit Lane Competizioni; 29 pontos
13. Nelson Lukes (#50), Nelson Lukes; 23 pontos
14. Munkong Sathienthirakul (#11), Monlau Competición; 19 pontos
15. Mauricio Hernandez (#17), PCR Sport; 17 pontos
16. Faustí Salom (#6), Baporo Motorsport;  14 pontos
17. Maurits Sandberg (#99), Baporo Motorsport; 13 pontos
18. Jonathan Giacon (#101); Jonathan Giacon; 11 pontos
19. Marie Baus-Coppens (#21), JSB Competition; 8 pontos
20. Stan Van Oord (#77), Baporo Motorsport; 8 pontos
21. David Cebrián (#32), RC2 Junior Team;  8 pontos
22. Pol Rosell (#13), Baporo Motorsport; 7 pontos
23. Alberto Vescovi (#112), Pit Lane Competizioni; 3 pontos
24. Marco Pellegrini (#67), Dinamic Motorsport; 2 pontos
25. Amalia Vinyes (#13), Baporo Motorsport; 1 ponto
26. Jimmy Antunes (#2), JSB Competition; 1 ponto
27. Harriet Arruabarrena (#8), PCR Sport; 1 ponto

Para mais informações sobre o Leon Eurocup, visite: http://www.seat-sport.com