A SEAT celebrou as Jornadas de Inovação Logística, dedicadas às mais recentes tecnologias e soluções na área da logística, dentro da estratégia PQT (Produção, Qualidade e Equipa) da área de Produção da empresa. Entre todas as inovações apresentadas pela SEAT, destaque para a aposta nos robots autónomos (AGV 3.0), que integram as tecnologias mais avançadas para a realização de entregas otimizadas e totalmente autónomas dos materiais. A robótica colaborativa também foi uma das protagonistas destas jornadas, tendo sido mostradas diversas inovações de tecnologia de interação homem-máquina focadas, por exemplo, na melhoria da ergonomia nas ações dos empregados.

As Jornadas de Inovação Logística realizaram-se no centro de treino logístico da SEAT na fábrica de Martorell, o único com estas características em Espanha. A aposta na inovação por parte da SEAT foi recentemente reconhecida com a atribuição do prémio Fábrica do Ano (Fabrik des Jahres) à unidade de Martorell na categoria Qualidade.

As principais inovações logísticas mostradas pelos fornecedores centram-se em ações no âmbito Inhouse, relacionadas com armazenamento e manuseamento, montagem e distribuição de materiais na linha ou a gestão de stocks, entre outros; e o Outbound, que está relacionado com o acompanhamento e o transporte do veículo completo. Por exemplo, foram apresentados drones capazes de realizar o inventário de contentores e um software preditivo de simulação que permite tomar decisões futuras para melhorar os fluxos logísticos.

O vice-presidente para a Produção da SEAT, Dr. Andreas Tostmann, sublinhou o facto da logística ser um elemento chave na competitividade da indústria e na introdução de tecnologias na área da Produção: “A Logística está no centro da atenção ao cliente. Queremos agilizar o processo de fabrico e de entrega dos veículos e, nesse sentido, a logística desempenha um papel chave. Estas jornadas demostram o nosso compromisso com um estado de inovação permanente”.

O objetivo das jornadas é o de facilitar o contacto direto entre a área da Logística e os fornecedores, criando um formato que potencia uma interatividade muito prática e visual. Além disso, a SEAT pretende identificar projetos futuros aplicáveis à logística da empresa. A iniciativa enquadra-se na aposta da SEAT nos projetos que se enquadrem na área de R&D, e que contribuam com o fortalecimento das capacidades da principal empresa exportadora de Espanha, com uns 2,8% do valor global de exportações do país, e, também, na sua vertente como empresa industrial que mais investe em R&D. Nos últimos cinco anos, a SEAT investiu 3.000 milhões em R&D, equipamento e instalações.