No âmbito do Automobile Barcelona 2017 - o novo nome da versão atualizada e mais conectada do clássico Salão de Automóvel de Barcelona, que ocorre de hoje até 21 de maio, a SEAT apresenta ao público os desenvolvimentos no carro que a empresa anunciou na recente edição do Mobile World Congress (MWC). Desta forma, a SEAT transporta as tecnologias de vanguarda de um salão profissional para um evento automóvel tão popular como o de Barcelona.

Os visitantes do Salão vão poder experimentar, em primeira mão, tecnologias como o Digital Access, Parkfinder ou um simulador que demonstra como será o futuro da condução. No seu discurso, Luca de Meo, o presidente da SEAT, anunciou que, com acordos e projetos como o Travipay e o Waze e com um centro de excelência como o SEAT Metropolis:Lab Barcelona, aos quais se irão juntar outros projetos futuros, a empresa está a acelerar a criação do seu ecossistema digital em Barcelona.

Luca de Meo announces the news at Barcelona Motorshow 2017

O Presidente da SEAT anunciou que a nova app Waze para Android Auto estará disponível nas próximas semanas para toda a gama equipada com Full Link

Neste sentido, de Meo anunciou que os visitantes do Salão vão poder experimentar, pela primeira vez, o novo Waze para Android Auto, a app de navegação GPS do Google. A companhia americana prevê lançar, no decorrer das próximas semanas, esta nova app em versão beta, que será compatível com todas as viaturas da SEAT equipadas com Full Link. Com a incorporação de uma das apps de navegação mais utilizadas e distinguidas nas suas viaturas, a SEAT dá mais um passo na oferta de tecnologias de conectividade para facilitar a mobilidade e experiência do condutor ao volante.

“A SEAT está a fortalecer cada vez mais a sua posição como ’front runner’ em viaturas conectadas. Incorporar a nova app Waze Android Auto nos nossos veículos está em linha com o nosso propósito de oferecer uma experiência cada vez mais fácil, conectada e personalizada, e permite-nos continuar a avançar na configuração do nosso ecossistema digital”, referiu Luca de Meo. “Somos a marca de automóveis com uma base de clientes mais jovem, com uma média de idade quase 10 anos inferior à média europeia. Oferecer-lhes o Waze diretamente no seu carro é um grande passo na nossa aposta na conectividade”.

Nova app da SEAT para Android Auto

A empresa apresenta a nova app para Android Auto, que permite o acesso ao telemóvel a partir do ecrã do carro de forma segura enquanto conduz

Paralelamente a este acordo, a SEAT apresentou no Automobile Barcelona a sua app SEAT DriveApp para Android Auto®. Através desta app, os condutores da SEAT com telemóveis Android (com versões Lollipop 5.0 ou posteriores) e a app de Android Auto, poderão aceder a informação do seu telemóvel através do ecrã do seu veículo, enquanto conduzem, de forma segura e atractiva. A app, que estará brevemente disponível na Play Store® da Google, sincronizar-se-á com o próprio ecrã do carro. Com esta app para Android® e a versão para iOS que a marca lançou o ano passado, mais de 95% dos utilizadores de telemóveis e outros dispositivos móveis já poderão manter o controlo do estado do seu carro na última vez que este tenha sido sincronizado através desta app.

Na sequência da participação da SEAT no último MWC que destacou a uma nova forma de interação entre os carros, os utilizadores e seu ambiente, bem como desenvolvimentos mais recentes da empresa no campo da conectividade, a marca convida agora o público em geral a experimentar os seus avanços em sistemas integrados no carro tais como Travipay, um método de reserva móvel e de pagamento de serviços, ou Parkfinder, que facilita a navegação para lugares de estacionamento disponíveis e gratuitos. Para além disto, a marca apresenta um simulador, já exibido no MWC, que permite viver a experiência do SEAT ID, a porta de entrada para o ecossistema digital da marca. O protótipo do Mii elétrico também estará disponível no Automobile Barcelona, tanto para testes de condução como para testar a tecnologia incorporada Digital Access.

Três espaços para a SEAT no Automobile Barcelona

A SEAT marca presença no Automobile Barcelona 2017 com três espaços diferentes. O primeiro, na zona de exposição, é um stand com 1.300m2 dedicado às principais novidades da marca relativamente a produtos e desenvolvimentos em tecnologia de conetividade. Durante o Salão, a SEAT apresenta a versão mais desportiva do Ateca – o Ateca FR, a mais recente adição à gama do primeiro SUV da marca – e ainda o Novo Ibiza e o Novo Leon Cupra. Desta forma, a SEAT continua a sua ofensiva de produto, que este ano chegou com o Leon e o Ibiza e que rapidamente aumentará com o novo SUV crossover, o Arona, previsto para o segundo semestre de 2017. Além disso, o stand conta com um simulador que mostra como será a condução do futuro, junto de um veículo que presta tributo ao SEAT 600, um exercício de design com que a marca celebra o 60º aniversário deste modelo. Um Ducati, o troféu da Cope del Rey, e um sistema de realidade aumentada em 4D, completam a presença da SEAT nesta zona do Salão Automóvel.

A SEAT conta ainda com um segundo stand no Connected Hub, que se dedica às novas soluções no âmbito da conectividade, da mobilidade inteligente e das novas tendências e modelos de negócios. Neste espaço, a marca expõe um eMii com Digital Access, uma tecnologia desenvolvida para ambientes de economia colaborativa que permite entrar no automóvel utilizando um telemóvel, sem necessidade de chave física e que incorporará a frota de 10 eMii que serão utilizados pelos trabalhadores do Pier01. A marca também apresentará My SEAT DataPlug, o dispositivo “dongle” que permite que os veículos não preparados para suportar tecnologias digitais possam aceder a serviços de conetividade. Desta forma, os condutores de carros mais antigos poderão começar a experimentar estas tecnologias.

O Connected Hub conta ainda com uma Inspiration Arena onde se celebrou o Demo Day das startups participantes do SEAT Accelerator by Conector, o programa de aceleração em que cinco projetos inovadores relacionados com o setor automóvel e a mobilidade contaram com apoio para impulsionar o seu desenvolvimento. Após um período de cinco meses de aceleração, foram apresentados os projetos a investidores e especialistas, com ênfase nos seus modelos de negócio e nos seus desafios futuros em relação ao mercado, produto, evolução na faturação ou necessidades de inversão, entre outros.

Neste espaço, a SEAT participará num painel da indústria 4.0 em que os especialistas de diversas marcas automóveis com produção em Espanha explicarão como está a avançar o processo de digitalização nas suas fábricas.

Por último, a SEAT também estará num terceiro espaço que, sob o nome Connected Street, permite aos visitantes conhecer em primeira mão os últimos avanços e inovações em conetividade. A SEAT dará aos assistentes a possibilidade de testar o Ateca Smart City Car, que permite detetar lugares de estacionamento livres na cidade; e as apps Parkfinder e Travipay, que reduzem o tempo de procura de estacionamento e agilizam a sua reserva e pagamento eletrónico. Além disso, aqueles que o desejam, poderão conduzir o protótipo elétrico da SEAT, o eMii, e testar a tecnologia Digital Access.