Kessy

O termo "Kessy" refere-se ao sistema automático de bloqueio e arranque da SEAT que oferece ao condutor a máxima comodidade, uma vez que a pessoa apenas tem de ter a chave consigo e não tem de a ter necessariamente na mão.

Os componentes mais importantes incluem o reconhecimento de ID na chave do automóvel, o bloqueio eletrónico da ignição, o botão do motor de arranque, a unidade de controlo, o bloqueio elétrico da coluna de direção e as antenas e sensores nos manípulos das portas.


Se o condutor estiver num raio de 1,5 m do automóvel, a chave é identificada pelos sensores de proximidade nos manípulos das portas e pelo gerador de impulsos de rádio no alojamento da chave. O automóvel é então destrancado automaticamente quando o manípulo da porta ou a tampa da bagageira são acionados.

A libertação da direção e da ignição, necessárias antes do arranque, também pode ser realizada eletronicamente e sem a chave na ignição. Basta que o condutor tenha a chave consigo no habitáculo em todos os momentos. O motor é então iniciado premindo o botão do motor de arranque.

Tal como com uma chave normal, esta chave do automóvel também pode ser utilizada para o fecho centralizado. Ao sair do automóvel, só tem de pressionar o botão de bloqueio pequeno nos manípulos das portas para trancar o automóvel.