O Novo SEAT Ibiza tem, muito provavelmente, o melhor design alguma vez produzido pela SEAT para o segmento A0. O desafio de fazer-se justiça a mais de três décadas de história e à importância deste modelo como pilar central do construtor espanhol foi ultrapassado com distinção. E não apenas por representar as três pedras basilares da SEAT, mas também por elevar a um novo patamar as características que expressam o design da marca. Tudo isto está materializado, literalmente, no prémio Red Dot: Product Design 2017 agora atribuído ao novo SEAT Ibiza.

O Red Dot Award é, desde 1954, um dos mais prestigiados galardões de design, símbolo de reconhecimento mundial de qualidade e de inovação nesta área. Ainda de maior relevância, a categoria Product Design é a mais importante entre todas as que compõem o prémio. O júri da categoria Product Design do Red Dot é composto por 40 especialistas de todo o mundo que não podem fazer parte de qualquer empresa ou indústria nem votar em produtos com os quais possam de alguma forma ter estado envolvidos. Evitam-se, assim, quaisquer conflitos de interesses, garantindo-se o mais elevado nível de imparcialidade e neutralidade na avaliação do design.

O Red Dot Award é um dos mais prestigiados galardões de design, símbolo de reconhecimento mundial de qualidade e inovação.

O novo SEAT Ibiza destaca-se especialmente pelo comportamento dinâmico e as suas qualidades de condução, com um impressionante nível de estabilidade e de fiabilidade na estrada, uma imensa melhoria da qualidade interior, além do incrível nível de segurança, facilidade de utilização tecnológica e um conforto amplamente melhorado... E tudo isto sobressai com num único olhar graças ao design arrebatador.

“O Ibiza representa o culminar e amadurecimento da nova linguagem de Design da SEAT. Uma nova linguagem iniciada em 2012”, disse o Diretor de Design Alejandro Mesonero-Romanos.

O novo SEAT Ibiza tem um design SEAT facilmente reconhecível graças aos seus faróis triangulares Full LED e à icónica assinatura de luzes diurnas além da presença do logo na grelha, visualmente destacado pelos vincos do capot e a envolvência da moldura cromada. O design com forma de X acrescenta dinamismo e uma fantástica linearidade visual.

Com as quatro rodas colocadas nos extremos da carroçaria, e com vãos muito curtos, generosa distância entre eixos e as linhas nos vidros que não só sublinham o lado desportivo do carro, o seu caráter firme e dinâmico, como também acrescentam ênfase nas dimensões e na largura da carroçaria, isto apenas para mencionar alguns aspetos. “Criámos as mais belas proporções e colocámos a atenção no volume e nas superfícies de forma a criar um imenso efeito tridimensional capaz de inspirar e de agradar ao mais crítico e exigente olhar”, acrescentou Alejandro Mesonero-Romanos. A carroçaria do novo Ibiza é, por um lado, o exemplo de proporções perfeitas, caráter forte e linhas ágeis; por outro lado, apresenta-se com uma imagem jovem, amadurecida e equilibrada.

“As formas esculturais e a presença carismática estão presentes em todos os detalhes exteriores e interiores”, explicou Alejandro Mesonero-Romanos. A carroçaria é esbeltamente esculpida graças à magistral combinação de linhas vincadas com arestas tridimensionais, enquanto atrás os fortes traços dos farolins envolvem a carroçaria, interagindo com os guarda-lamas, numa forma contínua e com uma enorme performance aerodinâmica. As linhas simples, mas poderosas, da bagageira e do para-choques aumentam a perceção de largura, criando um bloco visual que os refletores traseiros colam do chão. E com os diversos níveis de equipamento, acrescentam-se sinais distintos. O caráter do FR, por exemplo, é sublinhado com as saídas de escape simuladas nos extremos do para-choques, enquanto os detalhes cromados do XCellence anunciam sofisticação e elegância.

Proporções perfeitas, caráter forte e linhas ágeis são as principais características do Novo SEAT Ibiza.

O interior reveste-se de proporções perfeitas e de uma inédita sensação de espaço e de conforto. A rigorosa seleção de materiais reforça a perceção de elegância e de qualidade, enquanto as linhas mais fortes e os vincos marcados acrescentam leveza. As proporções horizontais dominam o interior, organizando de forma racional as diversas áreas de funcionalidade e elevando a consola para melhorar a ergonomia e a segurança. Na verdade, todos os comandos e instrumentos estão colocados à volta do condutor e numa posição tão elevada quanto possível para que o condutor não precise de desviar os olhos da estrada.

Por exemplo, a alavanca da caixa de velocidades está colocada na posição ergonómica mais elevada para tornar as trocas de relação tão suaves quanto possível. A qualidade de cada detalhe foi levada ao extremo para que este modelo transmita a sensação de estar tão próximo quanto possível do segmento acima. Estão disponíveis vários níveis de personalização, como a possibilidade de escolher a tonalidade da iluminação LED interior e também a mais avançada tecnologia, como o ecrã tátil de 8 polegadas ou o sistema de conetividade Full Link. O habitáculo é protegido por um filtro Air Care que isola os ocupantes de quaisquer alergénicos, assegurando um ambiente livre de contaminantes.