Lisboa, 11/11/2016 - SEAT Ateca é o “Melhor SUV” na escolha dos leitores Auto Foco na iniciativa Volante de Ouro, tendo sido o modelo mais votado na categoria dos SUV Compactos, na primeira fase do processo da eleição Volante de Ouro. A iniciativa “The Golden Steering Wheel”, dos títulos alemães Auto Bild e Bild Am Sonntag, faz a seleção dos quatro modelos finalistas em cada uma das seis categorias distintas.

A publicação nacional dedicada ao setor automóvel esclarece que “O processo de seleção dos automóveis finalistas iniciou-se com a discussão entre os diretores e editores de todas as publicações envolvidas na eleição – após elaboração da lista das novidades do ano, escolha das mais relevantes.” Os diversos modelos são analisados “... de fio a pavio por jornalistas, pilotos profissionais – entre os nomes sonantes, Walter Röhl, Bruno Spengler, Jutta Kleinschmidt ou Mattias Ekström -, engenheiros, desenhadores e especialistas na área digital...”

Na finalíssima desta votação, o SEAT Ateca superiorizou-se na sua categoria, a dos SUV Compactos, a modelos concorrentes como o Volkswagen Tiguan e Kia Sportage, a testes dinâmicos realizados numa pista de provas em Balocco, Itália.

Os prémios respeitantes à eleição “The Golden Steering Wheel” de 2016 foram entregues no decurso de uma gala realizada em Berlim, Alemanha, na sede da Axel Springer, editora dos títulos Auto Bild e Bild am Soontag. A publicação Auto Foco integra o júri da eleição.


Rodolfo Florit, Diretor Geral da SEAT Portugal, enquadra o prémio de Melhor SUV como “... uma notícia que nos deixa particularmente orgulhosos porque reforça e enaltece o sucesso que o primeiro SUV da marca está a conhecer, desde o dia de lançamento, em toda a Europa e com especial aceitação e entusiasmo entre o público e os clientes portugueses.”

Gama completa Ateca

O SEAT Ateca ficou disponível no início do verão na rede de concessionários da marca, oferecendo uma das mais amplas gamas do mercado.

O SUV SEAT Ateca compreende no seu catálogo a escolha por duas motorizações a gasolina, ambas sobrealimentadas com 1.0 litros e 1.4 litros; bem como quatro variantes Diesel, representadas por um 1.6 TDI e três motores 2.0 TDI. Os níveis de potência disponíveis iniciam-se nos 115 CV e elevam-se até aos 190 CV.

A gama SEAT Ateca contempla também versões com transmissão 4x2 e 4Drive, a cargo de um diferencial do tipo Haldex. A caixa de velocidades do SUV pode ser do tipo manual de seis velocidades ou DSG de dupla embraiagem. O amplo habitáculo para cinco pessoas realizado com materiais de elevada qualidade pode ter as definições Reference, Stlyle ou Excellence, completadas com várias opções de individualização.

O SEAT Ateca, vencedor do prémio Melhor SUV, é também uma referência em sistemas de segurança e de ajudas à condução, com destaque para alguns dispositivos como o Sistema de Deteção no Ângulo Morto, Aviso de trânsito cruzado à Retaguarda, Cruise Control Adaptativo ou até o Sistema de Assistência no Trânsito, que assume um modo automático do pára-arranca nos engarrafamentos.

No plano da conetividade, os dispositivos presentes no mercado podem ser facilmente integrados com o sistema de infotenimento do Ateca, que contempla a funcionalidade Full Link e a operacionalidade com os sistemas operativos Android Auto, MirrorLink e Apple CarPlay.