A SEAT volta a ser em 2017 uma das melhores empresas para trabalhar em Espanha. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa foi agraciada com o certificado Top Employer, que elege em todo o mundo, desde 1991, as empresas com melhores condições de trabalho. O reconhecimento da SEAT como uma das melhores empresas para trabalhar em Espanha enaltece o compromisso da companhia com o desenvolvimento das capacidades profissionais dos seus trabalhadores e com o cuidado em proporcionar-lhes um excelente ambiente de trabalho. A SEAT é o único fabricante automóvel com esta acreditação em Espanha.

O certificado Top Employer confirma o empenho corporativo na estratégia de desenvolvimento e formação dos colaboradores, bem como na contratação de talentos, retenção de pessoal e política de benefícios sociais. A SEAT é o maior empregador da indústria em Espanha, assegurando 100,000 empregos diretos e indiretos. A força de trabalho da empresa inclui mais de 14,000 empregados. O construtor investe, anualmente, 14 milhões de euros em formação, 4.5 vezes mais por trabalhador do que a média espanhola, e também contempla uma política abrangente de regalias sociais, incluindo períodos de trabalho flexíveis para 35% da força de trabalho.

O Vice-Presidente dos Recursos Humanos da SEAT, Xavier Ros, não escondeu a satisfação por receber novamente a distinção SEAT Top Employer, que “reconhece os nossos esforços na criação de um excelente ambiente de trabalho que contribui para o crescimento pessoal e profissional dos nossos trabalhadores. E, além disso, este reconhecimento tem também impacto na atração de novos talentos, já que assinala a SEAT como uma das melhores empresas para trabalhar”, explicou Xavier Ros.

Iniciativas que fazem da SEAT um Top Employer

A SEAT desenvolveu um modelo de formação referencial em Espanha através da Escola de Aprendizes, que celebra o seu 60º aniversário este ano.

O comprometimento da SEAT para com o treino e desenvolvimento dos seus trabalhadores, bem como a atração e a retenção de talento, encoraja a implementação das mais variadas políticas destinadas à força de trabalho. Uma das áreas mais importantes é a dos millennials, que representam 24% da força de trabalho. Muito recentemente a empresa promoveu um workshop digital colaborativo baseado no Facebook e envolvendo os empregados mais jovens, com até 27 anos, destinado a identificar oportunidades para a melhoria e desenvolvimento das áreas da cultura e liderança, desenvolvimento e aprendizagem, compensação e performance nos métodos de trabalho.

A SEAT desenvolveu um modelo de formação referencial em Espanha através da Escola de Aprendizes, que celebra o seu 60º aniversário este ano. Já foram formados mais de 2,600 estudantes neste centro de excelência em permanente adaptação à mudança e desenvolvimento dos programas de formação vocacional, ao incorporar sistemas inovadores como a Dupla Formação Vocacional, inspirada no modelo alemão implementado em 2012.

SEAT Top Employer - Empresa saudável

Igualmente comprometida com a criação do melhor ambiente de trabalho para os seus colaboradores, garantindo a melhor saúde física e mental das suas equipas e promovendo estilos de vida saudáveis, a SEAT investiu 3 milhões de euros num novo Centro de Reabilitação e Saúde (CARS), implantado nas instalações de Martorell. O Centro, com abertura agendada para abril, planeia proporcionar aos seus trabalhadores as mais avançadas técnicas de medicina preventiva, de tratamento e de reabilitação. Integrará 25 profissionais especializados em ortopedia, radiologia e cardiologia e, entre outras inovações, garantirá às mais de 3,000 trabalhadoras, 21% da força de trabalho, tratamentos preventivos relacionados com a medicina feminina.

Em complemento, a SEAT é a única empresa do setor automóvel distinguida com o certificado AENOR Healthy Company. Este modelo de reconhecimento, baseado em critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em métodos de melhoramento contínuo, significa que a empresa implementou com sucesso um sistema de gestão que promove e protege a saúde dos trabalhadores, a sua segurança e o bem-estar no trabalho.

A SEAT é o maior empregador no setor e um dos maiores do país. Por cada posto de trabalho direto criado pela SEAT geram-se 7 empregos em Espanha. Nos últimos quatro anos a força laboral da empresa cresceu à média de 102 empregos por ano, e num contexto de elevado desemprego jovem, 53% dos contratados pela SEAT em 2015 tinham menos de 30 anos.