Alborán, Aranda, Ávila ou Tarraco. Um destes quatro topónimos espanhóis dará o nome ao novo SUV da SEAT que ficará à venda em 2018. O presidente da empresa, Luca de Meo, revelou-os hoje durante a apresentação no Salão Automóvel de Frankfurt, que abriu portas esta manhã para os meios de comunicação.

De hoje e até ao próximo dia 25 de setembro, o publico poderá votar no seu finalista favorito.

De hoje e até ao próximo dia 25 de setembro, todos os que queiram votar no seu candidato preferido poderão fazê-lo através dos endereços de internet seat.es/buscanombre ou seat.com/seekingname. O topónimo que reunir mais votos será o vencedor.

Os quatro nomes finalistas ultrapassaram a penúltima fase da iniciativa para nomear o grande SUV da SEAT, o terceiro depois do Ateca e do Arona. Esta fase baseou-se na organização por parte da marca de diversos focus groups nos seus principais mercados, bem como testes nos países em que está presente, para selecionar os quatro nomes finalistas entre os nove inicialmente pré-selecionados.

Sobre os quatro nomes candidatos e a boa receção a esta iniciativa, o Presidente da SEAT, Luca de Meo, esclareceu, durante a sua intervenção no Salão Frankfurt, que Alborán, Aranda, Ávila e Tarraco reúnem todos os requisitos para se transformarem em mais um emblema SEAT. O êxito deste projeto é evidente e queremos agradecer novamente as mais de 133.000 sugestões de 106 países que deram corpo à iniciativa. Resta agora um último passo, pelo que convidamos todos a participarem na votação”.

Os 4 finalistas

  • Alborán: o mar de Alborán é a faixa mais ocidental do mar do Mediterrâneo. Motor Hidrológico do Mediterrâneo Ocidental, alberga a maior diversidade de espécies dos mares da Europa.

  • Aranda: localidade na província de Burgos, na região de Castela e Leão, é a capital da comarca da Ribera del Duero, conhecida pela produção de vinhos. Aranda de Duero conta com mais de 32.000 habitantes.

  • Ávila: cidade que pertence à comunidade de Castela e Leão e é a capital de província mais elevada de Espanha, 1.131 metros acima do nível do mar. A muralha que rodeia a zona velha da cidade serve de símbolo da cidade.

  • Tarraco: hoje Tarragona, o topónimo da antiga cidade romana, uma das mais importantes de Hispania. O seu conjunto arqueológico foi declarado, em 2000, Património da Humanidade pela UNESCO.

A iniciativa #SEATseekingName, lançada no passado 1 de junho, recebeu um total de 133.332 propostas de seguidores da SEAT de 106 países, que sugeriram 10.130 topónimos espanhóis distintos, o critério definido pela marca. A seleção prosseguiu através de um rigoroso processo de escolha com base em critérios linguísticos e legais, ou a certeza de que os nomes combinam com os valores da marca e do novo SUV da SEAT.

Depois do anúncio dos finalistas, e antes do próximo 15 de outubro, será selecionado o nome do grande SUV SEAT. Pela primeira vez na história da marca o nome de um dos seus modelos será escolhido por votação popular, somando-se aos 13 topónimos espanhóis que, desde 1982 com o Ronda, formaram parte da gama SEAT.