Partilhar

Martorell, 25/09/2015. - Luca de Meo (Milão, 1967), atualmente vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da AUDI AG, foi nomeado o novo presidente do Comité Executivo da SEAT. Luca De Meo substitui a Jürgen Stackmann (1961), que foi escolhido para vice-presidente das Vendas, Marketing e Após-Venda da marca Volkswagen e reportará ao Dr. Herbert Diess, presidente do Comité Executivo da Volkswagen Passenger Cars brand. Ambos os executivos tomarão posse do seu novo cargo a 1 de novembro de 2015.

Luca de Meo é licenciado em Gestão de Empresas pela Università Commerciale Luigi Bocconi de Milão e conta com mais de 20 anos de experiência no setor automóvel. De Meo iniciou a sua carreira na Renault, antes de integrar a Toyota Europa e, posteriormente o Grupo Fiat, onde dirigiu as marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Juntou-se ao Grupo Volkswagen em 2009 como diretor de Marketing da Volkswagen Passenger Cars brand e do Grupo Volkswagen, antes de assumir em 2012 o cargo de responsável de Vendas e Marketing e membro do Conselho da AUDI AG. Também é membro dos Conselhos de Supervisão da Ducati e Lamborghini e presidente do Conselho do Grupo Volkswagen em Itália.


Jürgen Stackmann esteve à frente da SEAT desde maio de 2013. Liderou com sucesso o reposicionamento da marca no mercado europeu, e trouxe a SEAT de volta ao caminho do sucesso. O Dr. Francisco Javier García Sanz, presidente do Conselho de Administração da SEAT e vice-presidente mundial de Compras do Grupo Volkswagen, declarou: “Estou orgulhoso do trabalho realizado nos últimos dois anos e meio por Jürgen Stackmann à frente da marca SEAT. A companhia conseguiu um espetacular incremento de vendas de 22% nos últimos dois anos, em difíceis condições de mercado, e a tendência mantém-se positiva com um crescimento de 7% desde o início de 2015. O nosso modelo mais vendido, o Leon, está a contribuir para uma grande melhoria do resultado operativo. A SEAT está claramente no caminho para um sucesso sustentado”.

Além do sólido crescimento das vendas, a liderança de Jürgen Stackmann e da sua equipa de diretivos desenvolveu uma rota muito clara para a marca nos próximos anos. Neste sentido, o Dr. García Sanz: “Esta nomeação não altera a estratégia acordada ou o objetivo da companhia. Acreditamos que o plano atual irá alcançar um crescimento sustentável para a SEAT no futuro. A confiança do Grupo Volkswagen está confirmada pelo recente anúncio de 3.300 milhões de euros que se destinarão a I&D e instalacões”.

Luca de Meo
foi escolhido pessoalmente pelo Dr. García Sanz para suceder a Jürgen Stackmann à frente da SEAT. “Tenho plena confiança que Luca de Meo implementará com êxito e continuará a desenvolver os projetos iniciados para completar a transformação da marca num futuro próximo”, comentou o Dr. García Sanz.