O Presidente da SEAT, Luca de Meo, foi distinguido pela revista Automotive News Europe como o melhor CEO do ano na categoria Divisão Automóvel. É um reconhecimento da sua etapa à frente da SEAT, que levou a marca de regresso aos lucros. O prémio será entregue no próximo dia 11 de setembro, coincidido com a realização do Salão Automóvel de Frankfurt.

Luca de Meo tem mais de 25 anos de experiência no setor automóvel.

Com mais de 25 anos de experiência no sector, Luca de Meo é Presidente da SEAT desde novembro de 2015. Sob a sua liderança, a empresa atravessa a maior ofensiva de produto da história da marca, com o lançamento de quatro modelos (Ateca, Leon, Ibiza e Arona) em 18 meses. A ampliação e renovação da gama está a impulsionar as vendas em mais de 13% em 2017, tornando a SEAT uma das marcas com maior crescimento na Europa. Além disso, e apesar de em 2016 ter registado os melhores resultados financeiros da sua história, na primeira metade do atual exercício os lucros operativos da empresa subiram 40,9%.

Ao receber a notícia do prémio, o Presidente da SEAT confessou: Estou profundamente agradecido. É uma honra receber este galardão atribuído por um meio tão prestigiado como o Automotive News Europe, fazendo parte da distinta lista de figuras do setor automóvel que mereceram este reconhecimento nos últimos anos”. Luca de Meo, que recebeu este mesmo prémio em 2007 e, em 2014, o da categoria de Executivo de Marketing e Vendas, sublinhou que “o prémio de hoje é possível graças à grande equipa SEAT. Os resultados que estamos a começar a alcançar são consequência do trabalho conjunto no sentido de fazer a marca avançar para o lugar que merece ocupar”.

Automotive News, líder em informação sobre a indústria global do automóvel, criou em 1996 a sua divisão para a Europa. Dois anos depois, em 1998, iniciou a entrega de prémios Eurostars que reconhece os líderes europeus mais relevantes do momento no sector automóvel.

Carreira profissional repleta de êxito

Nascido em Milão em 1967, Luca de Meo é licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Comercial Luigi Bocconi da sua cidade italiana. A tese que apresentou sobre ética do negócio foi a primeira dissertação sobre este tema em Itália. Luca de Meo entrou no Grupo Volkswagen, em 2009, como diretor de Marketing da marca Volkswagen e do próprio Grupo, depois de passar pela Renault, Toyota e Grupo Fiat, onde liderou as marcas Lancia, Fiat, Alfa Romeo e Abarth. Em 2013, o seu trabalho no Grupo Volkswagen como diretor de Marketing foi analisado pela Universidade de Harvard como um case study.

Graças à sua trajetória única, Luca de Meo recebeu em 2015 o título honorífico de Commendatore al Merito della República Italiana, uma das mais elevadas distinções nacionais no país transalpino. Atualmente, além de liderar a SEAT, preside à SEAT Metropolis:Lab Barcelona e é membro do Conselho de Administração da Ducati.