Luca de Meo, Presidente da SEAT, foi nomeado Alumno do Ano 2017 pela Universidade Bocconi de Milão. Riccardo Monti, Presidente da Associação Alumni desta Universidade, entregará o prémio numa cerimónia a 20 de outubro. De Meo graduou-se em Administração de Empresas em 1992, com uma tese em ética empresarial, numa das primeiras dissertações sobre este tema em Itália. O prémio é atribuído aos ex alumnos que se distinguem ao darem o exemplo pelos valores de Bocconi: profissionalismo, iniciativa, integridade, responsabilidade e abertura ao pluralismo.

“A habilidade para criar valor, para explorar e investir em novos métodos de gestão, a criatividade e a dedicação global e internacional são características do trabalho do Luca e encarnam os nossos valores comuns. Valores que harmonizam com a visão, a profunda experiência nos mais diversos aspetos do mercado e as ferramentas mais adequadas para liderar, associado a um constante desejo de inovar”, explica Riccardo Monti. “Com a sua nomeação para liderança da SEAT, em novembro de 2015, Luca coroou uma bem-sucedida trajetória profissional que não só lhe deu um profundo conhecimento da indústria automóvel, como também lugares prestigiados em empresas como a Renault, Toyota, Fiat e, posteriormente, na Volkswagen e Audi. Com Luca de Meo na liderança, a SEAT voltou aos lucros, depois de 10 anos, o que não foi por acaso, mas sim graças a uma mudança de paradigma que volta a confirmar-se em 2017 e para o que contribuiu, sem dúvida, a paixão e a dedicação que Luca transmite”.

Luca de Meo awarded by Bocconi University

Riccardo Monti, Presidente da Associação Alumni desta Universidade, entregará o prémio numa cerimónia a 20 de outubro

De Meo conta com mais de 25 anos de experiência no setor automóvel. Iniciou carreira na Renault, antes de integrar a Toyota Europe, seguindo-se o Grupo Fiat, onde dirigiu as marcas Lancia, Fiat, Alfa Romeo e Abarth. Em 2009, de Meo assumiu a direção de Marketing da marca Volkswagen no Grupo Volkswagen e, mais tarde, a do próprio Grupo Volkswagen. Em 2012 assumiu a responsabilidade da direção de Vendas e Marketing e o lugar de membro do Conselho da Audi AG, até 2015, ano em que foi nomeado Presidente da SEAT. Também é membro do Conselho de Administração da Ducati e Presidente da Junta Diretiva da SEAT Metropolis: Lab Barcelona.

"Emociona-me receber um prémio da minha Universidade, uma das instituições mais prestigiadas do meu país. É uma honra fazer parte do amplo número de grandes empresários, gerentes, representantes de instituições e académicos que receberam este mesmo reconhecimento ao longo dos anos”

Em acréscimo, de Meo foi colaborador académico da SDA Bocconi School of Management e autor do livro 0 a 500, Storie vissute, idee e consigli da uno dei manager più dinamici della nuova generazione. E ainda viu o seu trabalho como Diretor de Marketing do Grupo Volkswagen ser escolhido em case study na Universidade de Harvard em 2013, sendo ainda incluído no livro Collective Genius.

"Emociona-me receber um prémio da minha Universidade, uma das instituições mais prestigiadas do meu país. É uma honra fazer parte do amplo número de grandes empresários, gerentes, representantes de instituições e académicos que receberam este mesmo reconhecimento ao longo dos anos”, disse de Meo.