A iniciativa #SEATseekingName gerou 9 propostas que foram selecionadas para dar nome ao terceiro SUV da marca, cujas vendas terão início em 2018. Os 9 topónimos da geografia espanhola, selecionados entre 10.130 propostas recebidas, que vão ter a oportunidade de se tornar um dos finalistas a 12 de setembro, são os seguintes:

  1. Abrera
  2. Alboran
  3. Aran
  4. Aranda
  5. Avila
  6. Donosti
  7. Tarifa
  8. Tarraco
  9. Teide

As 9 propostas semi-finalistas para o Novo SUV SEAT passaram com sucesso nas três diferentes etapas definidas, que foram cuidadosamente supervisionadas por especialistas da empresa assim como por uma agência externa de naming e uma de propriedade industrial e intelectual:

  1. Valores da Marca e características do produto. Em primeiro lugar, foram selecionados nomes que se enquadrassem nos valores da marca e nas características do novo grande SUV, o terceiro da SEAT, após o Ateca e o Arona.

  2. Critérios linguísticos. Posteriormente, foi aplicada uma rigorosa verificação linguística aos nomes para garantir a fácil pronunciação em diferentes línguas e as conotações positivas a que são associados. Especialistas de uma agência de naming participaram nesta análise.

  3. Critérios legais. Por fim, verificou-se a validade jurídica dos candidatos a nível internacional para evitar, por exemplo, que os nomes já tivessem sido registados por outras marcas em qualquer um dos mercados onde a SEAT opera. Um especialista em propriedade industrial e intelectual colaborou nesta terceira e última etapa. 

A partir de agora, a SEAT vai organizar diversos focus groups nos seus principais mercados e realizar testes em diferentes países onde comercializa os seus veículos, para selecionar pelo menos três finalistas entre os 9 nomes pré-selecionados para o novo SUV.

Luca de Meo

Dada a enorme resposta a este projeto, o presidente da SEAT, Luca de Meo, sublinhou que “os números falam por si. Estamos muito felizes com o resultado desta iniciativa, que conseguiu envolver mais de 130.000 pessoas de 106 países e conectar a marca com a sociedade espanhola e com os fãs em todo o mundo, e gostaríamos de agradecer a todos pela participação. Está a aproximar-se a altura em que todos saberemos o nome do Novo SUV SEAT”.

A marca vai apresentar os nomes dos finalistas #SEATseekingName durante uma conferência de imprensa no Salão de Frankfurt, a 12 de setembro. A partir dessa data e até 25 de setembro, os interessados poderão votar no nome favorito em seat.com/seekingname e seat.es/buscanombre e o nome que receber mais votos será o vencedor. A SEAT vai revelar o nome do novo SUV antes de 15 de outubro.

Desta forma, pela primeira vez na história da marca, o nome de um dos seus modelos será escolhido por votação pública. O terceiro SUV da SEAT vai continuar a tradição de nomear os seus modelos com topónimos espanhóis, que começou em 1982 com o Ronda, até ao mais recente Arona, apresentado em Barcelona no passado dia 26 de junho.