Jose Nascimento foi nomeado Head of Lab do SEAT Metropolis:Lab Barcelona, projeto de mobilidade sustentável integralmente detido pela SEAT e incorporado na rede mundial de IT-Labs do Grupo Volkswagen, presente em Berlim, Munique, São Francisco e Wolfsburg. As instalações terão a sede situada no Pier 01 Barcelona Tech City, o hub referencial do ecossistema empresarial europeu que a SEAT lançou no último mês de abril. Jose Nascimento cumprirá funções reportando diretamente ao Conselho de Administração do SEAT Metropolis:Lab Barcelona, que é liderado pelo Presidente da SEAT, Luca de Meo, pelo Vice-Presidente para o I&D, Dr. Matthias Rabe e o Vice-Presidente para a área Financeira, IT e Organização, Holger Kintscher.

A finalidade deste centro de excelência passa por analisar e encontrar soluções para os desafios que chegam com as necessidades de mobilidade do futuro próximo, contribuindo também para a posição cimeira da SEAT na tecnologia do carro conectado assente numa combinação de tecnologia móvel com grandes volumes de informação, de forma a otimizar o relacionamento entre o público, o conceito de smart city e a disponibilidade de serviços relacionados com a mobilidade.

Jose Nascimento será o Head of Lab do SEAT Metropolis Lab no qual trabalharão, no primeiro ano, 23 especialistas entre engenheiros, programadores e cientistas de dados de informação. A equipa deverá crescer até aos 50 colaboradores nos próximos anos. Estes especialistas terão a seu cargo a criação de software e algoritmos relacionados com serviços de mobilidade desenvolvidos a partir da informação recebida dos veículos, da cidade de Barcelona como Smart City e do comportamento dos peões. Algumas das áreas chave em desenvolvimento nesta fase inicial passam pelas soluções de navegação preditiva, gestão de tráfego e criação de apps como a Parkfinder, que identifica espaços de estacionamento livres na cidade.

A abertura deste lab digital em Barcelona acompanha o compromisso que a SEAT assumiu em trabalhar de perto com as necessidades da cidade num acordo com o município, em dezembro de 2016, com o objetivo de desenvolver a inovação, a mobilidade sustentável e o lançamento de projetos empresariais, entre outros.

Nascimento afirmou estar “orgulhoso de integrar uma empresa como a SEAT, uma proeminente referência na área do carro conectado que promoverá soluções para uma mobilidade facilitada nas cidades”. Jose Nascimento possui uma pós-graduação em Economia da London University e um Mestrado em Ciência Computacional do Florida Tech. Com mais de 20 anos de trabalho na área da tecnologia nas mais diversas indústrias, Nascimento foi Diretor de Tecnologia da app para táxis Hailo, chefiando o departamento de tecnologia desde 2010. Os momentos altos da sua carreira incluem a posição de Chefe de Desenvolvimento de Software na eCourier, de Chefe da Equipa Técnica no Banco de Investimento UBS e na British Airways. A sua sólida experiência faz dele o candidato certo para a liderança deste projeto, juntamente com o inovador ecossistema empresarial da cidade.

A abertura deste lab digital em Barcelona acompanha o compromisso que a SEAT assumiu em trabalhar de perto com as necessidades da cidade num acordo com o município, em dezembro de 2016, com o objetivo de desenvolver a inovação, a mobilidade sustentável e o lançamento de projetos empresariais, entre outros. Um exemplo deste compromisso é o projeto piloto de carsharing que a SEAT montou com uma frota de veículos elétricos eMii. Esta frota, à disposição dos mais de 1.000 trabalhadores da SEAT Metropolis:Lab e do Barcelona Tech City, está equipada com a tecnologia Digital Access, desenvolvida para um ambiente de economia colaborativa ao permitir o acesso ao veículo através de uma chave digital.

O momento do lançamento do SEAT Metropolis:Lab Barcelona coincide com a transformação digital da empresa, liderada pela Easy Mobility Team, que visa responder aos futuros desafios em relação ao setor automóvel e à sua integração no fenómeno da eletrificação, digitalização, novos serviços de mobilidade e do carro conectado.