O projeto #SEATseekingName, lançado no passado dia 1 de junho, conseguiu mobilizar mais de 133.332 participantes de 106 países para a participação na iniciativa da empresa destinada a encontrar o melhor nome para o seu terceiro SUV, que chegará ao mercado em 2018. A primeira fase terminou ontem, com um total de 10.130 denominações diferentes da toponímia espanhola, critério determinado pela empresa, registados através do endereço seat.es/buscanombre e seat.com/seekingname.

Quando a SEAT anunciou, em março, o lançamento do novo SUV, recebeu mais de 500 propostas de localidades distintas da geografia espanhola para batismo do novo veículo, que terá até 7 lugares. As expetativas e a repercussão social desta tradição levaram a SEAT a redefinir o processo habitual da atribuição do nome, abrindo-o aos seguidores da marca, não só em Espanha, mas em todo o mundo, para que propusessem o seu nome favorito e, posteriormente, votassem no vencedor.

O Presidente da SEAT, Luca de Meo, perante a recetividade da iniciativa, mostrou a sua satisfação, referindo que: “Os resultados alcançados ultrapassaram todas as expetativas. Esta iniciativa de colaboração despertou um enorme interesse não apenas no seio dos fãs da marca, mas também numa imensidão de muitas outras pessoas que fizeram questão de participar na proposta para nomeação do nosso novo SUV. Contamos com todos para votarem no seu candidato favorito em setembro.”

O nome do novo SUV da SEAT será revelado no dia 15 de Outubro.

Terminada esta primeira fase #SEATseekingName, inicia-se agora a pré-seleção das propostas. Aqui, entrarão em ação os especialistas da marca, uma agência externa de naming e clientes de diversos países que integrarão os focus group organizados pela SEAT. Além disto, também serão realizados testes nos diferentes mercados que ajudarão a definir os três nomes que serão levados a votação. Neste processo serão considerados diversos critérios como, por exemplo, que os nomes estejam de acordo com os valores da marca e do produto, e que sejam fáceis de pronunciar em diferentes idiomas.

O Salão de Frankfurt foi o palco escolhido pela SEAT para revelar o nome dos finalistas. Todas as pessoas que queiram votar no seu candidato favorito poderão fazê-lo entre 12 e 25 de setembro, resultando daí o nome mais votado e, consequentemente, o vencedor, que a SEAT dará a conhecer antes de 15 de outubro.

Desta forma, o novo SUV SEAT juntar-se-á à lista de 13 modelos que já receberam a toponímia espanhola na sua identidade desde que, em 1982, a SEAT iniciou esta tradição com o Ronda e que manteve até ao Arona, o crossover compacto que será revelado na próxima segunda-feira, 26 de junho, em Barcelona. Será, acima de tudo, a primeira vez na história do construtor que um modelo receberá um nome eleito por votação popular.

Para saber mais sobre os próximas fases desta iniciativa clique no link abaixo.