#SEATseekingName para o novo SUV que será posto à venda em 2018. A marca lançou hoje um projeto para o público submeter propostas e votar num nome para o novo SUV de até 7 lugares, que se colocará no segmento acima do Ateca. O critério principal é o de atribuir ao novo modelo um nome retirado da toponímia espanhola.

Desde o anúncio de lançamento deste novo SUV SEAT, em março, a marca recebeu mais de 500 propostas de diferentes pontos de Espanha para nome do novo modelo. Perante este entusiasmo público, a SEAT decidiu aproveitar a oportunidade lançando uma iniciativa deste género pela primeira vez na história da marca: #SEATseekingName.

Na apresentação do projeto, o presidente da SEAT, Luca de Meo, explicou que a “SEAT decidiu convidar todos os adeptos da marca a propor e, posteriormente, votar no nome para o novo SUV, já destinado a fazer história. Para colocar em marcha #SEATseekingName, repensámos o processo habitual de forma a envolver os espanhóis e os seguidores da marca em todo o planeta, do início ao final de todo o projeto”.

#SEATseekingName For Its New SUV

A iniciativa, que arranca hoje, terá quatro fases:

  1. Proposta de nomes. A partir de hoje e até 22 de junho, qualquer pessoa poderá propor o seu nome favorito para o novo SUV. Além do critério em relação à toponímia espanhola, a SEAT levará em conta mais quatro, como, por exemplo, que o nome esteja em linha com os valores da marca e do produto, e que seja fácil de pronunciar em diversas línguas. Nesta fase será considerada cada uma das propostas, independentemente do número de participantes a propor o nome.
  2. Pré-seleção de propostas. Tendo em conta os critérios descritos, na fase de pré-seleção haverá a intervenção dos peritos da SEAT e em “naming”, assim como de clientes de diversos países através de focus group organizados pela marca, sendo realizados testes nos diversos mercados de modo a escolher, pelo menos, três nomes que serão levados a votação. O anúncio dos nomes finalistas será feito a 12 de setembro, no Salão de Frankfurt.
  3. Votação dos finalistas. Entre 12 e 25 de setembro qualquer pessoa poderá votar no seu nome favorito entre os finalistas apresentados. O que acumular mais votos será o eleito.
  4. Anúncio do nome vencedor. A SEAT revelará o nome do novo SUV da SEAT até ao dia 15 de outubro.

A iniciativa desenvolver-se-á a nível internacional em seat.com/seekingname.

Desde o lançamento do SEAT Ronda, em 1982, a toponímia espanhola já deu o nome a 13 modelos da marca: Ronda, Ibiza, Málaga, Marbella, Toledo, Inca, Alhambra, Cordoba, Arosa, Leon, Altea e, nos casos mais recentes, Ateca e Arona. O novo SUV será o 14º da lista.

Gama da SEAT continua a crescer

O novo modelo da SEAT, a comercializar em 2018, completará o trinómio SUV da marca, depois do bem-sucedido Ateca e do Arona, que fará a sua estreia na segunda metade de 2017. Juntamente com o Novo SEAT Ibiza, que chegará este mês aos concessionários, e o renovado Leon, a SEAT lançará a maior ofensiva de produto da sua história.

A ampliação e a renovação da gama está a impulsionar as vendas em 14,5% nos primeiros quatro meses do ano e catapultou a faturação em 20,2% no primeiro trimestre de 2017 para uma cifra de 2.487 milhões. Além disto, depois de se registarem, em 2016, os melhores resultados da história, o lucro operacional da SEAT alcançou os 56 milhões de euros nos três primeiros meses de 2017, o que equivale a uma subida de 4,1% face ao mesmo período do ano anterior.