As vendas mundiais da SEAT continuam a crescer a dois dígitos. Em fevereiro, a empresa volta a dar um passo significativo com a entrega de 31.800 veículos, o que representa uma subida de 10,8% face ao mesmo mês de 2016. No acumulado do ano as vendas sobem 13,8%, somando um total de 64.000 unidades.

A subida tem sido muito sólida na maioria dos principais mercados da marca. Em janeiro e fevereiro, Espanha lidera as entregas com 14.400 veículos vendidos (+24,5%), à frente da Alemanha, onde as vendas cresceram 8,9% para um total de 11.900 unidades, e do Reino Unido (5.600; +21,3%). A SEAT também progrediu de forma muito positiva no México (4.600; +9,5%), o quarto mercado da marca, e em Itália (3.300; +15,8%).

“Estamos satisfeitos com a evolução das vendas nos primeiros meses do ano. Crescemos a dois dígitos nos resultados globais da marca e nos principais mercados, e continuamos a ganhar quota de mercado. Com o Ibiza, que mostramos neste Salão de Genebra, e os novos modelos da nossa ofensiva de produto, contamos manter esta tendência durante o ano” especificou Wayne Griffiths, Vice-presidente Comercial da SEAT.

A SEAT anuncia estes resultados num ambiente tão especial para a empresa como é o Salão de Genebra. Principalmente porque a quinta geração do SEAT Ibiza, o modelo mais vendido da marca espanhola com mais de 5,4 milhões de unidades entregues, ocupará um lugar central. “A SEAT encontra-se numa fase de consolidação e de crescimento, estamos a trabalhar para nos convertermos numa das organizações mais dinâmicas da nossa indústria”, diz Luca de Meo, Presidente da SEAT. “O novo SEAT Ibiza representa um enorme salto em frente para a marca e está determinado em estabelecer um novo ponto de mudança no segmento”.

Mas não apenas por isso, já que representa também outro passo em frente na maior ofensiva de produtos jamais realizada pela SEAT. Começou por lançar o primeiro SUV da marca, o SEAT Ateca, seguindo-se a atualização do SEAT Leon. Agora é a vez do Novo SEAT Ibiza, completando o reforço dos três pilares da marca. E, todavia, ainda estão novos modelos por chegar, como o crossover compacto Arona. No final do ano todos os novos modelos permitirão um aumento substancial da cobertura dos mercados europeus. Além disso, a nova gama inclui a versão Xcellence como alternativa ao atual nível FR. As versões Xcellence foram criadas para chegar a novos clientes que procuram um desenho mais sofisticado e exclusivo, combinado com equipamento funcional mais prático e inteligente.

Novo SEAT Ibiza - Um modelo decisivo

A quinta geração do SEAT Ibiza foi desenvolvida em Barcelona e é um modelo decisivo para o futuro da SEAT. Em primeiro lugar porque estreia a última tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma MQB A0 (Modular Quer Baukasten), o que demonstra a importância da marca SEAT dentro do Grupo Volkswagen, já que esta nova plataforma será pela primeira vez utilizada neste segmento. E em segundo lugar, chega repleto da mais avançada tecnologia, alcançando uma dinâmica espetacular e um notável aumento no espaço interior.

“O novo SEAT Ibiza conjuga o ADN do design SEAT com a garantia de um comportamento dinâmico fantástico”, diz o Dr. Matthias Rabe, Vice-presidente de I&D SEAT, “Com a nova plataforma modular MQB A0, o SEAT Ibiza dispõe de tecnologia de segmentos superiores e, em termos de conforto, melhora notavelmente a sua amplitude e versatilidade”.

Combina elegância e estilo, mas nunca abandona o seu caráter dinâmico. O novo Ibiza traz consigo, sem dúvida, um incremento na base de clientes SEAT, além de melhorar a imagem de marca, tornando-a mais aspiracional graças às suas inquestionáveis qualidades, com um design envolvente e potente que garante que o veículo se adapte de forma perfeita à estrada.

Em resumo, o novo SEAT Ibiza garante um nível de qualidade que, habitualmente, apenas se encontra em segmentos superiores e que se destina a clientes que sabem o que querem, vivendo um espírito jovem e dinâmico, como também àqueles que procuram um toque mais sofisticado, que querem ter a tecnologia mais avançada ao seu alcance, dispondo de soluções que facilitam o seu dia-a-dia.

SEAT Leon CUPRA, o SEAT mais potente alguma vez fabricado

O Leon CUPRACER Evo 17 e o novo SEAT Leon CUPRA com 300 CV também se destacam no Salão.

O modelo mais potente alguma vez produzido pela marca espanhola, o Novo SEAT Leon CUPRA, também está presente no stand da SEAT. Embora seja previsível que todos falem dos seus 300 CV e do motor com 380 Nm de binário máximo, ou comentem a sua impressionante aceleração de 4.9 segundos na marca de 0 a 100 km/h, será ainda mais impressionante notar que o Leon CUPRA está equipado com tração Integral 4Drive quando combinado com a versão familiar ST e a caixa de dupla embraiagem DSG. Estes avanços em termos de potência, de binário e na entrega da força evidenciam um claro progresso em termos de performance. Mas, obviamente, o novo Leon CUPRA também virá repleto dos mesmos sistemas de segurança, de conectividade e de tecnologia multimédia que se destacam na restante gama Leon.

Ao lado do Leon CUPRA de 300 CV estará em exposição um modelo espetacular, cinzento mate no exterior, com fibra de carbono no interior e detalhes estéticos cobreados tanto por fora como por dentro. Claro que estamos a falar do novo SEAT Leon CUPRACER Evo 17; a versão de competição destinada à participação no TCR International Series. O Leon CUPRACER Evo 17 recebe o mesmo motor da versão de estrada, mas com 350 CV (mais 20 do que na versão de 2016) e 420 Nm de binário.

Nova forma de conferência de imprensa

Em vez da usual conferência de imprensa, a SEAT utiliza o novo formato Press Talk.

Ao longo do dia, realizar-se-ão no stand da SEAT várias conferências de imprensa, com três tópicos de apresentação desenvolvidos por diferentes membros da direção da SEAT. A primeira conferência de hoje será realizada por Luca de Meo, Presidente Executivo da SEAT, e Wayne Griffiths, Vice-Presidente Comercial, e ambos abordarão a situação atual da empresa e a evolução comercial, respetivamente. A dupla seguinte será formada por Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente Executivo SEAT para o R&D e Dr. Andreas Tostmann, Vice-Presidente para a Produção SEAT que falarão da plataforma MQB A0 do novo Ibiza. Por último, Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da SEAT e Joaquin Serra, Diretor de Qualidade na SEAT, falarão da forma distinta do design SEAT e na importância da qualidade.